3 passos simples para ter tempo para si

3 passos simples para ter tempo para si

Continuar a ter tempo para si agora que é mãe é um sonho que pode parecer comprometido à partida mas temos três simples truques que podem ajudar a garantir que o que mais gosta de fazer não fica para trás. 

 

#1 De barriga cheia

 

Uma Pulguinha que come bem e dorme bem é a melhor garantia de ter tempo para si e para o que tem prazer em fazer. Se há características da alimentação e sonos da sua Pulguinha que não se conseguem controlar, também há outras que podemos ajustar e preparar para tornar mais fáceis as rotinas. Para mamar a Pulguinha deve estar colocada numa posição confortável, deitada de lado e encostada à mãe. Com o suporte certo, como o apoio da Almofada de Amamentação, garante que tanto as suas costas quanto a Pulguinha se encontram sem desconforto e que vão ocupar os 5, 10 ou 15 minutos necessários e não mais que isso. Os pediatras costumam aconselhar a estabelecer ‘regras’ de forma a que a Pulguinha esteja apenas o tempo preciso para se alimentar mas sabemos que há muitas que ficam a brincar até adormecer. Controlar o tempo de amamentação e ensinar à Pulguinha que durante esse período também ela tem a sua ‘tarefa’ vai poupar energia e fazer ganhar horas. Arrotar é fundamental para minimizar o risco de bolsar e oferecer conforto à Pulguinha. Nos primeiros tempos, e com a Pulguinha muito pequena, vai provavelmente ter que mudar a fralda poucos minutos depois de amamentar. Ter à mão fraldas, toalhetes e pomadas, recorrendo a uma boa organização, vai agilizar todo o processo. 

 

 

#2 Sonos muuuuito tranquilos

 

Quando são muito pequeninas as Pulguinhas dormem a maior parte da noite e do dia e estes momentos de sono são fundamentais para que a mãe também descanse e possa fazer o que precisa, gosta ou bem entende. O sono será tão mais confortável quando mais a Pulguinha se habituar a dormir com alguns sons de fundo ou barulho ambiente. Tendo este hábito a Pulguinha não vai acordar com tanta facilidade. Quanto mais cedo introduzir estes sons nas sestas do dia mais fácil será manter a Pulguinha confortável com o que a rodeia. Cólicas ou indisposições são os terceiros fatores que com maior probabilidade interrompem o sono da Pulguinha. Experimente uma massagem suave, com as pontas dos dedos, seguindo no sentido dos ponteiros do relógio, acalmar com a Botija de Sementes Pulguinhas ou apoiar a Pulguinha no ante-braço, com a barriga para baixo e a cabeça apoiada na dobra do cotovelo. 

 

 

 

#3 Sling multi-tasking

 

O nome pode ser inglês mas o significado conhecem-no bem mulheres e mães de todas as línguas. Dizem os estudos que para ‘elas’ é mais fácil a gestão de várias tarefas em simultâneo e esta capacidade também se trabalha. Conseguir realizar mais do que uma operação ao mesmo tempo nasceu para dar resposta a muitas solicitações e embora não seja a forma mais confortável de conseguir fazer as coisas é sem dúvida uma maneira de chegar aos seus objectivos. A maioria das tarefas do di-a-dia, seja responder a um email, dar um jeito às unhas, preparar qualquer coisa na cozinha ou resolver um problema de trabalho, ocupam-nos ambas as mãos e pedem a nossa concentração. Com uma Pulguinha pequena dispensar toda esta atenção pode não ser possível, a não ser que se tenha um extra par de mãos que nos apoie quando é preciso. Com o colinho do Sling Pulguinhas conseguimos realizar as tarefas, mantendo a Pulguinha confortável, próxima e sem criar ansiedades. Ela apercebe-se de que a mãe está a dedicar atenção a outras coisas, sem a colocar de parte, sentindo-se integrada e segura. Com o Sling a única preocupação que deve ter é de não se inclinar para a frente e todas as actividades corriqueiras, desde ler um livro, ir às compras e passear ou despachar uma tarefa da casa, continuam a ser uma parte natural do seu dia a dia. 

 

 

Tags: rotinas

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog