A Importância do Colo

A Importância do Colo

Os bebés gostam do colo dos pais. Sentem-se protegidos, amados e ficam mais tranquilos. Apesar disso, os avanços (e por vezes recuos, da psicologia infantil) ofereceram já teorias a defender uma coisa e o seu contrário.

 

Já houve tempos em que defendiam que deixar chorar estimulava a autonomia e que o bebé aprendia a estar sozinho. Várias vozes defenderam que dar colo a uma criança que o pede, a torna demasiado dependente, queixinhas, mimado e pouco resiliente.

 

Mas um estudo da Universidade de Notre Dame, dos Estados Unidos da América, vem apresentar provas de que o colo é muito benéfico, não só para a Pulguinha mas para o adulto que ela há de ser.

 

O estudo da área de Psicologia, acompanhou 600 pessoas e concluiu que aqueles que receberam colo na infância tinham uma melhor saúde mental, menor propensão para distúrbios do foro psicológico e sofriam menos de ansiedade e de depressão do que os adultos a quem tinha sido recusado colo. Um melhor nível de relacionamentos sociais, comportamento moral, capacidade de empatia, também foram notados entre os que receberam colo por comparação com os que não receberam colo.

 

Para Darcia Narvaez, professora da instituição e promotora do estudo o conselho é simples: “Pais, abracem os vossos filhos. Embalem-nos, criem contacto”. Evitar o contacto não é benéfico para a Pulguinha que cresce com menor capacidade para se acalmar, lidar com emoções e fica mais permeável ao stress.

 

Compreender a diferença entre uma birra e a necessidade natural e saudável de carinho é então fundamental. E na sequência desta compreensão, perceber que abraçar, dar colo e atenção é não só fundamental para o bebé como também ajuda a criar harmonia com os pais, que tantas vezes contrariam a vontade de pegar ao colo, na expectativa de não criar os chamados maus-hábitos, que afinal podem não ter fundamento.

 

Também nesta lógica, a amamentação natural, o contacto da pele, ajuda a desenvolver e crescer de forma saudável. E esta é uma das ‘bandeiras’ Pulguinhas. Desde o colo do Sling, a almofada de amamentação, o avental de amamentação e o babete de ombro, criámos uma linha de artigos que oferecem uma ajuda para cada momento.

 

Source: http://www.star2.com/family/children/2015/12/30/hugging-your-child-is-more-important-than-you-know/

 

Tags: colo birras

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog