Como limpar o cordão umbilical da Pulguinha

Como limpar o cordão umbilical da Pulguinha

A higiene da Pulguinha levanta sempre muitas questões e é natural que haja alguns receios sobretudo na hora de cortar as unhas, dar o banho em segurança ou até evitar assaduras da fralda e conseguir manter o rabinho da Pulguinha saudável.

 

Um dos tópicos que mais cuidados requer e que entra no top das ansiedades, é o que trata da higiene do bebé nos primeiros dias em casa, sobretudo com a limpeza do cordão umbilical.

 

O cordão umbilical, que serviu para a Pulguinha se alimentar enquanto a sua casa era a barriga da mãe, é agora um pedacinho de pele que protubera do umbigo e que tem aproximadamente dois centímetros. Ao sair da maternidade a Pulguinha vem com esse remanescente do cordão cortado, seguro por uma pinça que estancou o corte.

 

Quanto tempo demora?

 

Durante as duas a três primeiras semanas é esperado que o cordão, desidrate, seque e acabe por cair sem interferência. O desaparecer do coto umbilical vai formar uma pequenina ferida em cicatrização (que durará aproximadamente uma semana após a queda) e acabar por revelar o umbigo da sua Pulguinha. Enquanto não cai, e com o passar do tempo, é esperado que o cordão vá ficando mais endurecido e mais escuro. A pinça acabará por sair quando o cordão sair e deve evitar mexer-lhe entretanto.

 

O que fazer em caso de infeção?

 

Todo este processo é natural e, apesar de ainda ser um bocadinho moroso, não apresenta riscos. Se reparar que há algum sinal de inflamação da pele ou de infeção (com a presença de sangue ou de pus) deve levar a sua Pulguinha ao pediatra o quanto antes.

 

Por vezes há pequenas protuberâncias que se mantém e em que o umbigo continua um bocadinho ‘para fora’, o que pode significar que existe uma pequena hérnia umbilical. Regra geral não é caso para alarme e o pediatra vai conseguir aconselhar sobre a melhor forma de controlar a situação. Seja com faixas adesivas que obrigam o umbigo a ir recolhendo progressivamente, ou mesmo com uma pequena operação cirúrgica mais tarde.

 

Como limpar?

 

Enquanto o coto umbilical não cai é importante mantê-lo seco e limpo. Impurezas ou humidades podem levar ao aparecimento de infeções e podem também atrasar todo o processo e fazer com que demore mais tempo a cair.

 

Para limpar e desinfetar, coloque um pouco de água morna com sabão natural de Ph neutro numa ou duas compressas de gaze individuais. Basta o suficiente para humedecer a gaze e conseguir passar ao de leve pelo cordão, partindo da base do umbigo até à pinça. Circunde o cordão de forma a passar por toda a superfície e vá removendo gentilmente as excreções. Termine passando pela parte do cordão posterior à pinça seque com uma compressa nova.

 

Se puder, evite colocar a fralda logo de seguida para que fique alguns minutos sem tapar, deixando respirar a pele e ajudando a que seque melhor.

 

 

Quando limpar?

 

Pode começar este processo de higiene do cordão como parte da rotina do banho diário e completar depois do banho, já no trocador. Agasalhe a cabeça e tronco do bebé (sobretudo em dias mais frios) e depois, com a Pulguinha agasalhada e confortável, já pode demorar-se mais tempo na limpeza. Enquanto o cordão umbilical não cai deve evitar o contacto com o creme ou loção pós-banho. Sempre que repare que o cordão se encontra com sujidade deve repetir a sua limpeza seguindo o mesmo processo.

 

Mantenha esta rotina até que a cicatrização do umbigo esteja concluída. Estas são informações que não se sobrepõem em caso algum ao conselho do seu pediatra, que conhece o seu caso e oferece as recomendações que melhor servem a sua Pulguinha.

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog