Como limpar o nariz do bebé? 3 passos

Como limpar o nariz do bebé?  3 passos

 Fotos by @mublog

 

 

As Pulguinhas pequenas podem ser muito sensíveis às mudanças de temperatura, ficam com o sistema imunitário em baixo quando os dentes começam a querer aparecer e a introdução ao infantário - também conhecido por “infectário” – são apenas três das causas mais comuns para um nariz entupido. Quanto mais pequena a Pulguinha, maior o drama e a ansiedade que um nariz entupido provoca. Pior ainda se o bebé gosta de chucha, porque com nariz entupido vai precisar de respirar com a boca, e com a chucha não respira e sem a chucha não acalma e é um ciclo de complicação. Mas vamos com calma.

 

Colocar a Pulguinha numa posição vertical pode ajudar, e nesse caso o Sling Wrap Pulguinhas será um excelente aliado. Na hora de dormir vai ser preciso chamar os reforços e nada melhor do que limpar o nariz para garantir umas horas de sono descansado (para todos).

 

Conseguir fazer o que é preciso para desobstruir o nariz é mais facilmente dito que feito, mas aqui está o caminho, agora é só percorrê-lo.

 

 

 

Passo 1 – Limpar com soro ou água do mar

 

 

 

Para Pulguinhas pequeninas que não se conseguem assoar importa perceber que a limpeza do nariz, em vez de dentro para fora, é feita de fora para dentro. Para desobstruir vai ser preciso limpar com jacto de soro fisiológico ou água do mar, que tenha a força adequada para que não magoe mas também não seja ineficiente.

 

Se o jacto for demasiado forte pode magoar o bebé, se for só escorrer sem pressão não vai funcionar e pode até piorar. É importante ter em atenção que alguns destes podem ter sal e esse sal pode acabar por ser em excesso para a Pulguinha.

 

O Rhinomer ou NasoMar, são algumas das marcas disponíveis, frascos com um spray nasal de água do mar esterilizada que se compram em farmácia ou para-farmácia de acordo com a idade do bebé.

 

O soro pode ser adquirido em qualquer supermercado em uni-dose ou frasco, conforme considerar mais fácil de aplicar (tendo em conta a pressão que se procura). Pode também comprar um frasco/ garrafa grande de soro e depois, com uma seringa de 5ml ou de 10ml, dependendo da idade da Pulguinha, pode fazer-se a limpeza do nariz. Esta será uma solução mais económica e igualmente eficaz.

 

 

 

Quando há muitas impurezas no nariz ou quando há já infeção, a limpeza com água do mar ou soro vai empurrar para a fralda tudo o que conseguir, há por isso casos de Pulguinhas que depois ficam com a pele do rabinho mais sensível ou irritada.

 

 

 

Nota: coloque a Pulguinha numa posição vertical, um pouco inclinada para a frente, para uma limpeza do nariz que permita a expulsão mais fácil do soro e das impurezas.

 

 

 

Passo 2 – Aspirar

 

 

Caso a Pulguinha precise de um reforço de limpeza há a possibilidade de se aspirar o nariz do bebé. Para isso existem acessórios próprios que se podem adquirir em farmácia, e que consistem num pequeno tubo em que numa extremidade fica um filtro descartável que se coloca na narina do bebé, e na outra o bocal para que o pai ou mãe faça a sucção.

 

Este equipamento tem a vantagem de poder regular a força exercida e de ser muito eficaz na limpeza. A desvantagem é que as Pulguinhas, regra geral, detestam tanto este processo quanto o do soro.

 

Antes de utilizar confirme as instruções que vêm na embalagem e siga os conselhos do seu pediatra.

 

 

Passo 3 – Aprender a assoar

 

 

Se a Pulguinha já é mais crescida pode ajudá-la a assoar-se sozinha. Para isso é mais fácil recorrer ao lado lúdico do assoar, para que aprender seja divertido.

 

Comece por colocar um guardanapo, ou um toalhete seco muito leve, em cima da mesa. Coloque-se com o nariz ao nível do tampo da mesa, de frente para o lenço e peça à sua Pulguinha que a imite. Agora cada um “sopra” à vez o lenço, expelindo o ar do nariz, para ver quem consegue mover o lenço para mais longe. Torne este soprar com o nariz num jogo e aproveitem para brincar um bocadinho.

 

 

As constipações e gripes são muito comuns e não é fácil conseguir escapar. A amamentação natural é a melhor forma de fortalecer o sistema imunitário do bebé e encontra aqui várias sugestões que podem ajudar a ter sucesso na amamentação.

 

Também a proteção do bebé das mudanças de temperatura é importante. Descubra aqui como protegemos a Pulguinha no despe e veste da hora do banho, e as nossas soluções de casacos para ovinho para ir do carro para casa sem ter que estar sempre no tapa-destapa.

 

E, claro, se o frio é “fruta da época”, estes moranguinhos são a nossa perdição. Descubra toda a coleção de toucas e gorros para uma Pulguinha agasalhada e cheia de estilo.

 

 

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog