Conselhos de Amamentação com a Doula Andrea Guerreiro

Conselhos de Amamentação com a Doula Andrea Guerreiro

Andrea Guerreiro, Doula e especialista em amamentação, vai estar nas conferências Mommy Talks de 2022, organizadas pela Essence Prime Care. O espaço será dedicado aos temas que a apaixonam, desde a espera, até ao dia em que o bebé chega e os meses que se seguem. Falar sobre a preparação para o parto e pós-parto envolve um enorme conjunto de temas e aproveitámos a oportunidade para esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes sobre os primeiros dias com o bebé, em especial em relação à amamentação. A ler e partilhar! 

Quais são os principais medos das mães que se prepararam para amamentar pela primeira vez?

Os principais medos dizem respeito ao seu corpo e respetivo desempenho. Se terão leite suficiente e se os mamilos são adequados, são duas das preocupações centrais. Muitos dos medos assentam em mitos e falsas questões. Lembrem-se sempre: o corpo da mulher é perfeito! Não obstante existirem diferenças entre nós, que mais não são do que variações do normal, é possível amamentar com qualquer tipo de mama/mamilo. E o leite é, à partida, suficiente e de ótima qualidade. São as interferências precoces e a falta de apoio no pós-parto imediato que comprometem, na esmagadora maioria das vezes, uma boa experiência de amamentação.

 

Qual é o papel que o Sling Casulo pode ter na amamentação, sendo o lugar do primeiro encontro e a primeira vez em que se dá de mamar?

O pele-a-pele, a nudez do corpo do bebé em contacto com o corpo da mãe, é altamente promotor da amamentação. O Sling Casulo incentiva as famílias a manterem os seus bebés no colo, em contacto pele-a-pele, criando condições para um bom desempenho das hormonas da lactação, torna as mamãs mais responsivas aos sinais de fome e ativa os reflexos inatos dos bebés. E, acima de tudo, sabe bem!

 

Que conselhos dá a mães mais ansiosas com a amamentação?

Que procurem, ainda durante a gravidez, alguém que possa esclarecer as suas dúvidas e caminhar ao seu lado durante toda a sua jornada de amamentação. Que confiem no seu corpo e nas capacidades inatas do bebé. Que não aceitem conselhos (muito menos críticas) de quem não amamentou ou teve uma experiência pouco satisfatória. Que se socorram de profissionais habilitados a prestar apoio especializado em amamentação (a maior parte dos profissionais de saúde não tem formação especifica em amamentação).  

 

O babywearing pode ser um aliado para a amamentação?

Sem dúvida. O colo dos cuidadores é o habitat natural do bebé, não fossem os humanos mamíferos carregadores. Amamentação não é só alimento; é ouvir o familiar batimento cardíaco da mãe, sentir o seu calor, é alívio de dor e desconforto, profunda sensação de segurança e pertença. O babywearing, em todos estes aspetos, é como que uma extensão da amamentação.

 

Se só pudesse transmitir uma lição de parentalidade qual seria?

Podem ser duas? A primeira: é mais fácil quando não estamos sozinhos. Usem e abusem da vossa rede de apoio familiar e procurem os profissionais certos para vos apoiar. A segunda: não passem os primeiros três meses da vida de um filho a procurar explicações para questões fisiológicas. As cólicas, o refluxo fisiológico, os despertares noturnos, bebés que só dormem no colo… Tudo isto, em certa medida, é normal. Vemos cada vez mais famílias à procura, no exterior, das respostas que estão presentes, acima de tudo, na relação intrafamiliar e na passagem do tempo. Nos primeiros meses, observem o vosso bebé, adaptem a vossa vida às suas necessidades e tudo será mais leve.

 

Estes e outros temas vão estar em debate nas conferências e as inscrições para as Mommy Talks estão disponíveis aqui.  

Andrea Guerreiro

Doula com serviços de apoio especializado à amamentação. 

Ativista pelos diretos das mulheres e das crianças. 

Contacto: 916697137

Instagram: @andreaguerreiro_maeloba

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog