Nomes de Bebés 2018 - Tendências e Inspiração

Nomes de Bebés 2018 - Tendências e Inspiração

 

Com a chegada do novo ano chega também a oportunidade de começar de novo e de fazer tudo à nossa maneira. Para quem tem um rebento a caminho, e está à espera para ser mãe em 2018, a ideia de ‘uma nova vida’ é ainda mais verdade. Para começar em beleza o novo ano e a preparação para a chegada da nova Pulguinha reunimos as tendências e o top de nomes para menino e menina em 2018.

 

Nomes de bebés

 

No ano de 2017 nasceram em Portugal um total de 63.783 Pulguinhas entre Janeiro e Setembro. Cerca de 32.500 meninos e 31 mil meninas.

aqui espreitamos as preferências de nomes portugueses ao longo dos últimos anos. E aqui está a lista dos 7480 nomes permitidos em Portugal pelo Instituto dos Registos e Notariado.  

A cada ano a lista de nomes permitidos pelo IRN tem-se tornado mais permissiva e tem crescido, graças à aceitação de nomes fora da lista, escolhidos por pais de bebés com dupla nacionalidade. Neste caso, se um bebé for registado com um nome diferente por ter pais estrangeiros, a partir do momento em que é aceite esse nome, ele entra depois na lista de possibilidades para pais portugueses. Foi assim que entraram na lista nomes como Excel ou Dejanira.

 

Assim, com base no que foram as escolhas das famílias nos passados anos, estes são os nomes que podemos esperar a ver como mais escolhidos também para 2018.

 

Nomes de meninas:

 

Maria: Como nome único ou em combinação com outros, Maria continua a estar no top nacional. Só em 2017 nasceram 5580 Marias. O clássico nome de origem hebraica significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

 

Leonor: De origem grega, significa “luminosa”, “luz”, “brilhante”. Este foi o segundo nome mais desejado pelos pais portugueses mas, ainda assim, com ‘apenas’ 1623 registos, fica a uma enorme distância em relação ao primeiro da lista.

 

Matilde: Com origem germânica, significa “guerreira forte”. O nome desceu para o terceiro lugar neste ano de 2017, depois de ter ficado à frente de Leonor no ano anterior. Também Carolina e Mariana entram no top seis das escolhas.  

 

Beatriz: De origem latina, significa “a que traz felicidade”, “a que faz os outros felizes”, “a viajante”. No ano de 2017 Beatriz manteve-se no quarto lugar, com 1229 ocorrências, seguido por Carolina com pouco mais de 1100 registos e de Mariana com 999 nomes registados.

 

Clara: Com origem no latim “clarus”, significa “brilhante”, “ilustre”. Este foi o nome que conquistou a maior subida na lista de preferências. Clara ficou em 12º lugar nas escolhas de 2017, com 800 registos. Fica atrás de Ana (981), Sofia (952), Francisca (893), Inês (848) e Margarida (814), nomes que se mantém no top dos mais populares há já vários anos.

 

 

 

Nomes de meninos:

 

Santiago: Com origem espanhola/ hebraica, é uma aglutinação de “Santo Tiago”. Nos anos de 2016 e 2017 este foi o nome que arrebatou a liderança, conquistando 1869 registos no ano passado.

 

Francisco: Com origem no latim, significa “francês”, “francês livre”, foi o segundo nome mais escolhido.

 

João: Vindo do hebraico, significa “Deus cheio de graça”, “agraciado por Deus”. Este nome tem vindo a descer nas preferências tendo conquistado o segundo lugar em 2016 e descido para o terceiro em 2017 com 1670 registos.

 

Afonso: De origem germânica, significa “pronto para a nobreza” ou “apto para ser nobre”. Em 2017 conquistou o quarto lugar com 1448 ocorrências.

 

Rodrigo: De origem germânica, significa “poderosamente famoso”, “governante poderoso”, registaram-se 1393 meninos Rodrigo no ano passado.

 

Miguel: De origem hebraica, significa “quem é como Deus?” contou com 1165 registos, ficando atrás de Martim, Tomás e Duarte, respetivamente os lugares sexto, sétimo e oitavo da lista.

 

Gabriel: Com origem hebraica, significa “homem de Deus”, “mensageiro de Deus”. Este é o nome que encerra o top 10 nas escolhas de nomes para meninos no ano de 2017.

 

 

 

Outras curiosidades em que se pode inspirar:

 

Cor do ano

 

Pode servir de inspiração para a escolha saber com que cores se pinta o novo ano e essa é uma escolha para os profissionais. A cada ano a Pantone – Instituto Internacional da Cor elege o tom para o ano. Para 2018 a cor escolhida é Ultra Violeta 18-3838. O arroxeado brilhante que traz consigo uma carga de simbolismo, ambição de sabedoria e, ao mesmo tempo, de misticismo. Um tom associado à exploração do que está para lá do nosso alcance. Seja na exploração do imenso espaço, nas tempestades cósmicas ou nos pixéis do ecrã dos nossos equipamentos tecnológicos, a mensagem é que 2018 seja um ano “que ilumine o caminho do futuro”, como defende Laurie Pressman, presidente do Instituto.

 

Signo chinês

 

De 16 de fevereiro de 2018 até 5 de fevereiro de 2019 o horóscopo chinês celebra o Ano do Cão - elemento Terra, que traz boas oportunidades de mudança. Este é, de acordo com o zodíaco chinês, um bom ano para adotar hábitos e estilos de vida mais saudáveis, ou dar inicio a novos projetos pessoais e profissionais. Com a chegada de uma nova Pulguinha os novos desafios estão assegurados, resta saber se esta promessa de novidade ajuda a imaginar o nome que vai assentar na perfeição no seu bebé.

 

Nomes Tendência

 

Espreitamos também alguns dos nomes escolhidos por famosos para as suas Pulguinhas e vemos alguns dos nomes mais procurados graças às séries de televisão ou filmes que os celebrizaram. Estas são as escolhas que vão seguramente guiar muitas decisões, será que vão guiar também a sua?

 

Natalie Portman: A segunda filha da atriz norte-americana recebeu o nome de Amalia. Uma escolha que, com um acento, pode facilmente entrar no top de escolhas em Portugal.

 

Beyoncé: A abelha rainha deu à luz os gémeos Carter e Rumi, escolhas que parecem difíceis de copiar por cá.

 

George Clooney e Amal Alamuddin: O casal recebeu este ano os gémeos Ella e Alexander, que podem talvez encontrar equivalente entre os nomes permitidos em Portugal.

 

Cristiano Ronaldo: O craque escolheu Alana Martina como nome para a sua mais recente Pulguinha. Também chegados em 2017, os gémeos Eva Maria e Mateo Ronaldo são as outras escolhas de nomes que podem ditar tendências neste novo ano.

 

 

Significado dos nomes em www.dicionariodenomesproprios.com.

 

 


 

 

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog