O primeiro dia de escola - truques para ajudar a sua Pulguinha

O primeiro dia de escola - truques para ajudar a sua Pulguinha

O primeiro dia de escola, seja de jardim-de-infância, creche ou já na escola primária, é sempre um momento de muita ansiedade e de alguns receios. Se é assim até para nós, adultos, quando temos um novo desafio profissional, ou uma situação em que temos que conhecer muitas pessoas novas, para as Pulguinhas que ficam muitas horas sem o conforto do que lhes é familiar, isto pode ser causa de ainda mais nervosismo.

 

Felizmente há alguns truques que podem ajudar a combater esta ansiedade e a garantir que este primeiro passo é tão divertido, simples e entusiasmante quanto eles merecem.

 

Prepare a sua Pulguinha

 

Fale com o seu filho(a) sobre a escola nova. Deixe espaço para falarem de todas as dúvidas e ajude a criar cenários para se apresentar, falando sobre aquilo que melhor os define: a boa-disposição, o carinho, a vontade de aventura. Qual é o seu prato preferido? qual a sua cor predileta? Normalmente as Pulguinhas adoram falar sobre si mesmas e saber mais sobre como são (e como já foram). Estimule a autoconfiança e ajude a pensar sobre as perguntas mais comuns que provavelmente lhe vão fazer no primeiro dia de escola.

 

É mesmo uma grande coisa!

 

Já preparou a sua Pulguinha, agora envolva-a nos outros preparativos. As Pulguinhas adoram sentir que já estão mais crescidas. Neste passo tão importante faça com que a sua Pulguinha se sinta valorizada. Tire fotografias, peça a ajuda dela para preparar as coisas da mochila e da lancheira, estimulando a sua autonomia e responsabilidade, ao mesmo tempo que a deixa sempre envolvida em todo o processo para que se aperceba da importância do momento.

 

Conheça o espaço e o professor(a)

 

Este vai ser o sitio onde a sua Pulguinha vai passar as horas do seu dia. Aproveite para ajudar a fazer as apresentações. Peça para estar presente e acompanhar a sua Pulguinha à sala, refeitório e ajude a fazer a ponte entre o mundo de casa que ela conhece, e a nova realidade da sua primeira escola. Guarde contactos diretos, telefone e email, das pessoas responsáveis que vão poder esclarecer as suas dúvidas. Se a sua Pulguinha é tímida ajude-a apresentando-se também aos ouros pais e, por essa via, deixando que a Pulguinha seja apresentada a outras crianças.

 

Depois do primeiro dia

 

Ao chegar a casa, reserve uns minutos entre a rotina de banhos e jantar, para saber com calma como foi e explore as memórias do dia com a sua Pulguinha. Pergunte-lhe o que achou da escola, qual foi o colega de quem mais gostou, o que pensou do professor(a), o que foi que mais gostou do almoço. Faça perguntas diretas e arrisque hipóteses para a ‘obrigar’ a lembrar-se ao invés de responder a tudo com um ‘foi bom’ ou ‘correu bem’. Façam um desenho com o melhor do dia e não se esqueça de assinar e colocar a data. Este é um dia que não se repete e que vai gostar de lembrar.

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog