O que fazer quando o bebé tem dificuldade em respirar?

O que fazer quando o bebé tem dificuldade em respirar?

Quando os bebés têm dificuldades respiratórias há formas de os ajudar, mesmo quando ainda são pequenos demais para tomar qualquer medicação, ou sobretudo nestes casos. Numa altura em que é sempre o primeiro passo despistar um possível contágio por Covid, os passos seguintes incluem trazer o maior conforto possível até passar a congestão. Para saber que medidas não terapêuticas podem ser aplicadas nestes casos de desconforto respiratório no bebé, falámos com a Enfermeira Marisa da @CINESITRAQUINAS num live no Instagram Pulguinhas, do qual retirámos as ideias fundamentais que partilhamos agora.

Vejam ou revejam também no blog Pulguinhas a entrevista sobre a Cinesiterapia respiratória e saibam quando é que as massagem ou ginástica respiratória em bebés é recomendada. Está tudo aqui: http://bit.ly/blog_cinesiterapia_Pulguinhas




O que importa saber sobre as dificuldades respiratórias no bebé?


A dificuldade respiratória no bebé é uma realidade muitas vezes presente nas mais diversas fases da vida do bebé, causando não só o desconforto ao bebé, como também uma enorme preocupação e ansiedade aos seus papás.

Porém, e apesar de tanta angústia que a situação possa causar, este é um problema que poderá ser solucionado mesmo sem recorrer a qualquer tipo de medicação, apesar da tenra idade e consequente imaturidade do sistema imunitário do bebé.

Atualmente, não podemos ainda esquecer o peso que a pandemia da Covid-19 tem no nosso pensamento e no nosso dia-dia. Também por isso, mas não só, urge despistar, atuar e solucionar com a maior brevidade possível toda e qualquer situação que nos preocupe e que comprometa o conforto do bebé no que à função  respiratória diga respeito.

Assim, e a pensar nisto, apresentamos aqui este nosso “live” no Instagram, numa cooperação entre os Pulguinhas e os Cinesitraquinas, onde abordamos alguns procedimentos, cuidados e ideias fundamentais que deverão estar presentes no dia-a-dia do bebé e dos seus papás para que qualquer sinal de dificuldade respiratória possa ser revertida e solucionada o mais precocemente possível, prevenindo assim as tão indesejadas infeções respiratórias.










Aqui ficam algumas das questões colocadas no nosso live no Instagram.

A lavagem nasal é importante?

A lavagem nasal foi, é e será sempre considerado pelos CINESITRAQUINAS como um tema muito importante para o bem estar do bebé ou da criança. Por este motivo, é com alguma naturalidade que os CINESITRAQUINAS reforçam, quer nos seus meios de comunicação quer nas visitas domiciliárias, algumas ideias importantes para que essa técnica seja realizada da melhor forma e com a maior eficácia.

É importante manter a ideia que a lavagem nasal é mesmo o melhor procedimento para desobstruir o nariz. A obstrução nasal não se resolve com aplicações de aerossóis nem tão pouco necessita de idas desnecessárias a uma Urgência Hospitalar. A lavagem nasal é efetivamente um procedimento muito eficaz para que o bebé mantenha o nariz desobstruído, livre de ranhocas e com isso respire melhor.

É importante ter sempre em conta algumas ideias fulcrais quando falamos na Lavagem Nasal do bebé ou da criança e os CINESITRAQUINAS, como sempre, cá estarão para apoiar os papás nessa tarefa.




Qual é a posição ideal para fazer a lavagem do nariz do bebé?

A posição do bebé é um desses aspectos importantes. Para uma maior eficácia, e salvaguardando sempre alguma adaptação face à idade do bebé, a lavagem deverá ser realizada com o bebé sentado com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente. No entanto, caso os pais não se sintam confiantes para a manobra nesta posição também poderão fazer a lavagem nasal colocando a Pulguinha deitada e com a cabeça virada completamente para um lado.



A lavagem nasal do bebé deve ser feita com água ou com soro?

A lavagem deverá ser realizada com soro fisiológico que poderá ser frio ou morno (se achem necessário, poderão sempre amornar o soro para um maior conforto do bebé).

Em relação à quantidade de soro usada na lavagem nasal, ela deverá atender à idade do bebé, pois a quantidade ideal varia consoante o crescimento. Até aos 3 meses pode fazer-se a lavagem com 5ml e, uma vez habituados a esta dosagem, subir para os 10ml de soro, de maneira a aumentar a eficácia com o mínimo de repetições.



Quais são as causas mais comuns que levam à dificuldade respiratória no bebé?

Os problemas respiratórios nos bebés são dos principais problemas que motivam as idas às urgências hospitalares assim como das principais causas das grandes preocupações dos pais, pois motivam sempre grande apreensão nos pais.

Essas dificuldades respiratórias podem ter vários fatores causais, nomeadamente: acumular de secreções (seja pela presença de bactérias ou vírus que motivam as infeções respiratórias; seja por fatores fisiológicos como o nascimento dos dentinhos que provocam igualmente a acumulação de secreções) ou processos inflamatórios.
Havendo dificuldade respiratória, é certo que os bebés não andarão bem. Andarão mais inquietos, mais queixosos e mais chorosos. Com isto, eles não dormem nem comem bem.
Assim, é fundamental uma avaliação contínua da respiração, actuando o mais precocemente possível afim de manter uma perfeita permeabilidade das vias aéreas para que o bebé respire bem.









O que podemos fazer para ajudar a aliviar o bebé que tem problemas a respirar?

A lavagem nasal é um procedimento fulcral na manutenção da permeabilidade das vias aéreas. Assim, é muito importante que a lavagem nasal seja um procedimento que seja realizado várias vezes por dia. Para isso, o Kit de Lavagem Nasal dos CINESITRAQUINAS ajudar certamente os papás nesta tarefa, pensando sempre no bem estar do bebé.Também o Sling pode ser um aliado para encontrar uma posição que facilita a respiração,  assim como a almofada de amamentação ou a Pilou, já que conseguem manter o bebé confott desvelas-te, seguro e com a cabeça mais elevada.



Como é que o Sling pode ser uma ajuda para que o bebé consiga respirar melhor?

Os Slings Pulguinhas permitem colocar o bebé numa posição confortável, sentado na vertical, que facilita a desobstrução nasal e facilita a respiração, quando comparado com uma posição mais deitada, que provoca maior congestão.

Ao mesmo tempo, os Slings garantem que o bebé está sempre próximo, o que permite vigiar com facilidade e no imediato e garantir que se encontra a respirar bem. No caso dos pais notarem alguma dificuldade terão resposta pronta às necessidades do bebé, pois estão com ele à distância de um beijinho. E todos os pais sabem: os beijinhos curam.




Ficaram esclarecidas todas as dúvidas? Para garantir que sim, nada melhor do que um pequeno teste para meter tudo à prova. Experimentem o nosso quiz e digam-nos que tal correu. Se continuam com algumas dúvidas, estamos prontas a ajudar e basta escrever nos comentários ou falar connosco no Instagram Pulguinhas.

Quiz:

1- A lavagem nasal deve ser sempre feita na posição:
a) Deitado de barriga para cima
b) Sentado com a cabeça para trás
c) Sentado com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente

2- A lavagem nasal deve ser feita preferencialmente com:
a) Soro fisiológico frio
b) Água
c) Soro fisiológico morno

3- A quantidade de soro depende da idade do bebé ou é sempre a mesma?
a) Sim, é sempre a mesma
b) Não, depende da idade

4- Quando um bebé tem o nariz obstruído o que se deve fazer:
a) Aerossóis
b) Lavagem nasal
c) Ir à urgência
5 - Os Slings ajudam a Pulguinha a respirar melhor
a) sim, quando o bebé é carregado em posição sentado, com costas e cabeça alinhados e na vertical
b) sim, quando o bebé é carregado em posição alcofa


Respostas correctas:
1 - c
2 - c
3 - b
4 - b
5 - a



Até ao final do mês de abril não pagam portes de envio e se forem as 2 primeiras famílias a solicitar os serviços de Cinesiterapia, o kit é oferta!

A equipa dos CINESITRAQUINAS é constituída pelos Enfermeiros Marisa Pereira e Carlos Costa, enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação desde 2011, que desde logo direcionaram a sua formação e atividade como especialistas para a cinesiterapia respiratória pediatrica, possuindo atualmente uma vasta experiência nesta área. 

Enfermeiros desde sempre empenhados, com total disponibilidade para apoiar os pais na optimização da função respiratória dos mais pequenos, evitando assim as tão indesejadas infeções respiratórias  (bronquiolites, pneumonias...), que infelizmente assombram a saúde dos bebés. Com total disponibilidade para apoiar os pais, 24h/dia, 7 dias/semana, com os contactos 914410021 e 917493799, os CINESITRAQUINAS procuram ser um importante apoio é uma mais valia para os pais na prevenção e tratamento das infeções respiratórias.

 

Mais contactos:

Telefone: 914 410 021 , 917 493 799

Email: enf.reabilitacaopediatrica@gmail.com

https://www.facebook.com/cinesitraquinas

https://www.facebook.com/cinesiterapia.pediatrica/

 

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog