Os nossos melhores jogos para bebés

Os nossos melhores jogos para bebés

Para crescerem saudáveis, inteligentes e felizes os bebés precisam de colo, de atenção, de muita conversa e brincadeira. Para o garantirmos estamos sempre a arranjar brinquedos elaborados, com luzes e efeitos.

 

Mas apostamos que já todos os pais passaram por algo parecido: gastamos dinheiro em brinquedos aos quais eles nem ligam e depois damos por eles a divertirem-se imenso com as coisas mais simples. A pensar nisso, escolhemos o nosso top de brincadeiras para bebés. Jogos simples, com poucos acessórios ou nenhuns, onde o que mais conta é a nossa atenção e momento de qualidade que partilhamos com a Pulguinha.

 

Atenção que não deve deixar a sua Pulguinha sozinha e deverá acompanhar sempre todas as brincadeiras que tenham acessórios. Mãos à obra, que agora é hora de levar a diversão muito a sério.

 

 

1)Massa de modelar, uma “plasticina” segura

 

 

Quando são pequeninas tudo vai para a boca. Por esse motivo as plasticinas de compra não são indicadas para bebés pequenos mas quando eles adoram texturas e apertar e experimentar o toque é bom poder brincar a este tipo de jogos de forma segura.

Para o fazer pode criar uma massa de modelar juntando farinha, sal, óleo e água.

 

 

 

 

Misture numa taça quatro partes de farinha para uma de sal, uma colher de sobremesa de óleo e água q.b. até ter uma massa maleável com a qual o bebé pode brincar.

 

 

 

 

Atenção, este jogo implica que o bebé se suje um bocadinho mas nada que alguns toalhetes não resolvam.

Deixe a Pulguinha explorar a textura da massa e, caso aconteça por na boca, não será perigoso, mesmo que não deva deixar ingerir.

 

 

 

 

Se quiser pode utilizar essa massa e acrescentar corante alimentar para ficar com mais cores.

 

 

 

Se levar ao forno com formas vai conseguir que as criações do seu bebé durem por mais uns dias.

 

 

 

 

 

 

 

2) A grande festa dos balões

 

 

Para esta brincadeira vai precisar de ter quatro balões coloridos cheios com hélio, ou hélio para encher os balões, e quatro fitas (que podem ser de embrulhar presentes, por exemplo).

Garanta primeiro que a sua Pulguinha não tem medo de balões ou que, com calma e paciência consegue convencê-la a estar à vontade com a ideia de brincar com balões. Deite o bebé de barriga para cima numa superfície segura. Se estiver em cima da sua manta no chão, nada melhor.

Pegue num balão e prenda uma das fitas de forma a ficar com, pelo menos, 40 cm de comprimento. Com cuidado para não apertar, prenda a outra extremidade da fita ao pulso da Pulguinha. Coloque uma fita com balão em cada pulso e tornozelo do bebé.

 

 

 

Agora todos os movimentos vão ser uma festa de movimento e cor, com os balões a chocarem uns nos outros conforme a Pulguinha se mexe e brinca.

 

 

 

 

 

 

3) Cu-cu! Quem está aqui? Para onde foi?

 

Sente a Pulguinha na Almofada de Amamentação para que fique apoiada e confortável. Pode também deitá-la com o peito apoiado na almofada se já tiver força no pescoço para poder espreitar e brincar nessa posição. Esta posição, por ser diferente do colo de barriga para cima, costuma ser algo de que os bebés gostam.

 

Com ajuda do Sling ou do Avental de Amamentação, esconda a sua cara e revele-a ao mesmo tempo que faz um som divertido. O clássico “cu-cu”, ou mesmo um “olá”, são sons que o bebé identifica facilmente e que vai começar a associar ao momento de brincadeira. Este jogo do “mostra e esconde” é ideal para soltar algumas gargalhadas, já que as Pulguinhas reagem bem ao efeito surpresa de ver aparecer o rosto familiar dos pais e adoram toda a atenção.

 

Semelhante a este jogo é o brincar às escondidas com objetos que despertem o interesse do bebé. Esconda só parte do objecto (por exemplo um brinquedo de que goste) debaixo do Sling. Deixando parte de fora, incentive a Pulguinha a ir buscar. Depois vá escondendo progressivamente mais até a Pulguinha perceber que consegue ser “detetive” e encontrar o seu brinquedo explorando debaixo do Sling.

 

 

Veja aqui também algumas das nossas brincadeiras favoritas para ajudar as Pulguinhas mais velhas a aprender e crescer. Desde o assoar, ao domínio da língua passando pelas rotinas de higiene, são jogos que ensinam enquanto eles brincam.

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog