Por que é que o bebé vomita? O que o faz bolsar?

Por que é que o bebé vomita? O que o faz bolsar?

 

 

 

É muito normal o bebé regurgitar e há várias causas benignas para este fenómeno. Pode, no entanto, haver outros motivos para o bebé bolsar ou vomitar que pedem mais atenção e até uma ida ao pediatra. Para tentar perceber a diferença e saber quais os sinais de alerta esteja atenta:

 

 

 

Bolsar depois de mamar

 

 

Depois de mamar ou de beber o biberão (mais ainda quando bebe biberão) há ingestão de ar. É por este motivo que se deve colocar a Pulguinha sobre o ombro para que possa arrotar e libertar esse ar que ingeriu. Neste processo pode acontecer um ou outro episódio de bolsado que, apesar de aborrecido, não é grave desde que a Pulguinha depois compense alimentando-se mais tarde. Descubra um bom aliado no absorvente babete de ombro Pulguinhas.

 

Veja aqui todos os acessórios mais úteis para a alimentação do bebé.

 

 

 

 

 

 

Cócegas e movimento

 

 

São sempre de evitar os movimentos mais bruscos ou as brincadeiras que envolvam cócegas ou embalos depois de comer. Se a agitação pode deixar um adulto indisposto depois da refeição, mais ainda a uma Pulguinha. No entanto, o vómito na sequência de agitação não implica nada de sério para a saúde da Pulguinha.

 

 

 

Febre e outros sintomas

 

 

O vómito acompanhado de febre, diarreia ou outros sintomas pode pedir uma ida ao médico para despistar causas e possivelmente acompanhar com medicação. Quando estes sintomas surgem em conjunto convém confirmar com a pediatra ou ligar para a linha Saúde 24.

 

 

 

Vómito para expulsão

 

 

Se a Pulguinha regurgita para expulsar alguma coisa que ingeriu, como medicamentos, produtos de higiene, limpeza ou que contenham químicos, deverá contactar de imediato a linha de emergência de intoxicações anti-venenos 808 250 143e contactar o 112. Veja aqui todos os contactos SOS que deverá ter sempre à mão.

 

 

 

O que fazer?

 

 

Como o vómito, o regurgitar ou o bolsar, são todos parte integrante do crescimento, procurar confortar a Pulguinha é o mais importante. Garanta que coloca o bebé numa posição que permite libertar e expulsar o que for preciso. Inclinar a cabeça e o corpo para a frente vai impedir que se engasgue e que vai conseguir libertar melhor.

 

Depois do “acidente” faça a higiene da Pulguinha para que fique seca, limpa e sem cheiros desagradáveis que possam voltar a induzir o vómito.

 

Todos os episódios de bolsar, vomitar causam desidratação e é importante voltar a hidratar. Se a Pulguinha mama em exclusivo deverá oferecer peito para compensar e não deve precisar de dar água a não ser que o seu pediatra o recomende. Se a Pulguinha já bebe água ofereça regularmente e verifique se é preciso utilizar alguma solução especial, adquirida em farmácia ou preparada em casa para re-hidratar.

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog