Viagens e férias com bebés

Viagens e férias com bebés

 

As férias grandes já começaram e nós arrumamos na mala água, chapéu, protetor solar e os conselhos do Pediatria para Todos. São informações indispensáveis para quem quer aproveitar as viagens e as férias com bebés com toda a segurança. Sabemos que quando se faz férias com Pulguinhas é preciso ter atenção alguns cuidados especiais e com estes conselhos tudo fica mais fácil.

 

 

 

 

Há cuidados especiais a ter nas primeiras saídas em férias com o bebé?

 

Sim, os principais cuidados prendem-se, essencialmente, com a exposição solar. Se forem cumpridas todas as recomendações, o risco é reduzido, pelo que se consegue usufruir mais das férias.

 

Outro aspecto a ter em atenção são os utensílios que se leva. O conselho mais importante é mesmo tentar antecipar o que vai precisar e tentar levar o que for necessário. No entanto, na maior parte das vezes os pais acabam por levar coisas a mais e, aos poucos, vão aprendendo a gerir.

 

A água é também algo que não pode nunca faltar, principalmente quando se viaja com bebés e crianças pequenas, que não são autônomas e, por esse motivo, dependem de alguém para poder beber.

 

Por fim, é importante respeitar as horas da refeição e sono. Não é necessário ser muito rígido, mas se for um bebé ou uma criança pequena, é útil que os horários sejam aproximados aos que fazem habitualmente.

 

 

 

 

 

Há destinos a evitar em determinadas idades?

 

Os principais destinos a evitar com bebés e crianças pequenas são aqueles em que só existe praia. Como a pele deles é muito sensível, não convém terem grandes períodos de exposição solar seguida, facto que condiciona todas as férias se não for pensado previamente.

 

Também os destinos em que os cuidados de saúde não são muito evoluídos são evitáveis nos primeiros tempos de vida, pois pode haver necessidade de uma observação médica e, nesses casos, a resposta pode não ser a mais adequada.

 

 

 

 

Há vacinas que devem ser tomadas a pensar nas viagens?

 

Sim, dependendo do destino para onde se vai.

Alguns exemplos são os seguintes:

- Hepatite A

- Febre amarela

- Febre tifóide

- Meningococo ACWY

Relativamente a estas vacinas, o principal conselho a dar é ir a uma consulta do viajante atempadamente (de preferência cerca de um mês antes da viagem), de forma a que qualquer vacina que precise de ser dada garanta a sua eficácia.

 

A lista completa de vacinas para bebés e crianças pode ser vista aqui.

 

 

Que reações/ alterações podemos esperar no comportamento do bebé?

 

Se for um bebé pequeno não costuma haver grandes reações. No entanto, o calor e a falta de sono podem causar alguma irritabilidade, pelo que isso pode ser algo notório. Para que não aconteça, deve-se sempre reforçar a hidratação, cumprir as regras de exposição ao sol e as horas do sono, para que o bebé se sinta mais confortável e tranquilo.

 

Pode ainda notar-se alguma diminuição do apetite, sendo que o ideal é não andar muito preocupado com a alimentação. Deve-se cumprir os horários das refeições de forma mais ou menos semelhante à rotina diária e não forçar a comer. Os próprios sabores podem ser diferentes dos que a criança conhece e diminuir ainda mais a sua vontade de comer.

 

Sendo uma criança mais velha, pode haver algum aumento das birras, principalmente se não descansar o que deve ou estiver muito entusiasmada. Como é óbvio, devem manter-se algumas regras básicas de comportamento, mas convém não estar sempre a pressionar a criança para que se porte bem, porque senão pode ter o efeito contrário.

 

Siga aqui o Blog Pediatria para Todos e tenha informações úteis e conselhos práticos para o dia a dia de pais e Pulguinhas.

Boas férias!

 

 

www.pediatriaparatodos.com
E-mail: info@pediatriaparatodos.com
https://www.facebook.com/blogpediatriaparatodos
https://www.instagram.com/pediatria.para.todos/

 

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog