Workshop para Pais: o livro de instruções dos bebés

Workshop para Pais: o livro de instruções dos bebés

As Pulguinhas não vêm com livro de instruções. Felizmente, há outras boas ajudas para futuros papás encontrarem respostas às várias questões que surgem quando se descobre que há um bebé a caminho. Para esclarecer algumas destas questões falámos com Susana Pereira da Fonseca, Psicóloga Clínica e organizadora do workshop “Psicologia da Gravidez para futuros pais”.



Quais costumam ser as dúvidas mais comuns entre os jovens pais?


A parentalidade é uma viagem única, repleta de desafios e dúvidas. No entanto, penso que a dúvida mais comum dos jovens pais é como saber se estão a compreender as necessidades dos seus bebés.


Especialmente nos primeiros meses, é habitual existirem momentos mais difíceis em que os jovens pais têm dificuldade em perceber o porquê do choro dos seus bebés e isso traz preocupações sobre a própria capacidade para os compreender.
Gosto sempre de explicar aos pais que todos estamos biologicamente preparados (devido a processos hormonais e neurofisiológicos que ocorrem após o parto) para estabelecer relações sintónicas com os nossos bebés, relações essas que nos permitem compreender as necessidades e produzir respostas adequadas a essas necessidades. No entanto, vários fatores podem dificultar a entrada da biologia em ação. Entre esses fatores temos aspetos culturais, como as crenças de que não podemos dar muito colo nem muita mama para os bebés não ficarem mal habituados.

Na verdade, as nossas características biológicas que nos ajudam a compreender e responder adequadamente aos nossos bebés só são desenvolvidas quando passamos tempo com eles e nos empenhamos em estabelecer relações de amor incondicional. É preciso dar colo, dar mama (se a mãe se sentir bem com isso, claro), olhar para o bebé e desfrutar. É fundamental que os pais acreditem nas próprias capacidades, mas também que deem tempo a si próprios para se adaptarem à parentalidade.



O que podem esperar encontrar no workshop?


No workshop que vou dinamizar no dia 27 no Deslocar Palavras – Centro Terapêutico Pedagógico vamos centrar-nos especialmente na vivência psicológica dos pais ao longo da gravidez e pós-parto.

O objetivo é dar a conhecer importantes questões psicológicas, de forma a promover experiências positivas neste processo de adaptação à parentalidade. Haverá espaço para se falar sobre as mudanças no casal, sobre os medos em relação ao parto, entre outras coisas. Após este workshop, dinamizarei outros mais centrados nos cuidados ao bebé e à criança, onde abordarei temas como o colo, o choro e o sono.


 
Há algum episódio que se destaque (por ser divertido ou caricato ou informativo) nas formações que tem dado?


Quase todos os workshops começam com os futuros ou recentes pais com alguma vergonha e receio em fazer perguntas. No entanto, em todos acaba por haver conversas e partilhas únicas. Na minha opinião, uma das coisas mais importantes que os pais levam destes workshops é a ideia de que é normal ter dúvidas e receios, todos os pais os têm. Mas, também é preciso acreditar nas próprias capacidades e, se necessário, cá estou eu e outros profissionais da área, prontos para apoiar.



Dados para contacto e inscrições


https://www.facebook.com/events/176136223319835/


Susana Pereira da Fonseca

Mestre em Psicologia Clínica

Iniciou o seu percurso com futuros e recentes pais na Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Foi nesse contexto que começou a dinamizar workshops para futuros pais.

Nos últimos anos tem investido na sua formação, especialmente com o objetivo de compreender o bebé e a criança, apoiar as famílias e promover a saúde mental pré e pós-parto.

Atualmente trabalha em contexto privado (Santa Marta do Pinhal – Corroios e Setúbal), onde acompanha futuros pais, pais, crianças e adolescentes. Frequentemente, dinamiza workshops para pais.

Contactos:

- 912327340

- susanapereiradafonseca@hotmail.com

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog