Os benefícios da Manta Swaddle

Os benefícios da Manta Swaddle

Swaddle é uma prática bastante comum há vários séculos e uma vaga relativamente recente nos Estados Unidos da América  voltou a trazer luz a esta técnica, que é defendida por vários especialistas.

 

Para os apoiar na defesa do Swaddle foram apresentados estudos que atestam os benefícios de assim 'embrulhar' o bebé. Entre as vantagens, defendem, encontra-se uma redução da incidência do síndrome de morte súbita quando o bebé dorme deitado de barriga para cima. Como sabemos as posições laterais e de barriga para baixo são desaconselhadas e a Manta Swaddle ajuda a manter o bebé na posição mais indicada. 

 

Swaddling também ajuda a garantir um sono mais longo e mais profundo, incluindo o sono REM que se acredita estar relacionado com o desenvolvimento do cérebro. O abraço do Swaddle ajuda a controlar a temperatura, reduzir as cólicas e e acalmar a Pulguinha, que se sente aconchegada como quando estava na barriga da mãe.

 

Com a mantinha Swaddle ganha também em versatilidade, conseguindo embrulhar a Pulguinha para a trazer no Sling ou simplesmente para a tapar quando adormece no berço ou na alcofa, ou ainda com a mantinha Swaddle Pulguinhas, específica para o ovinho, conseguir ter o bebé aconchegado e bem seguro para o transporte.

 

Manta Swaddle Pulguinhas é feita de uma peça única de tecido leve, lavável e seguro e vem disponível em três cores (rosa, branco e azul) e com detalhes cheios de mimo. O abraço da Manta Swaddle deve ser aconchegante o suficiente para que a Pulguinha se sinta bem acolhida, mas não em demasia para que esteja completamente à vontade, por exemplo na respiração ou na digestão. 

 

Como utilizar?

 

Coloque a Manta Swaddle numa superfície lisa, segura e confortável, como a cama dos pais. Abra a manta em forma de diamante e dobre para dentro um triângulo no topo superior. Coloque a sua Pulguinha ao centro da manta.

 

Traga uma das pontas laterais sobre o bebé e aconchegue-a nas costas. Garanta que as perninhas da Pulguinha se encontram ligeiramente fletidas no interior da Manta, tenha sempre atenção para não a ‘embrulhar’ com os membros demasiado esticados/ direitos.

 

Suba o canto inferior sobre o bebé e finalmente termine o embrulho trazendo a ponta contrária sobre a Pulguinha, prendendo-a na frente.

 

Para confirmar que a Manta está ajustada na perfeição fala o teste: a sua mão deve conseguir caber sem problema entre a Pulguinha e a Manta. 

 

Pode escolher deixar as mãos da sua Pulguinha livres para que ela possa explorar os próprios dedos e mãos ou brincar com a chucha ou pode cobrir completamente os braços (com cotovelos ligeiramente dobrados) para a hora da sesta. 

Neste passo-a-passo deixámos a ponta superior da Manta Swaddle sem a dobra para um maior aconchego da cabeça e nuca do bebé. Tenha atenção para que nunca fique manta que possa encostar ao nariz ou boca da Pulguinha.

 

Outras precauções de segurança na hora do sono:

Não tenha nenhuma manta, peça de roupa solta no berço/ alcofa que possa ficar próxima do nariz e boca da sua Pulguinha. 

 

Mantenha um sistema de vigilância para controlar o descanso da sua Pulguinha, confirmando que se mantém na posição indicada e que está confortável. 

 

Confirme a temperatura do quarto (aconselha-se que esteja entre os 18ºC e os 21ºC) e confirme também a temperatura da sua Pulguinha com regularidade, esteja vigilante quanto a sinais de excesso de calor ou de frio como suor, alteração da cor nas bochechas, cabelo húmido, respiração mais ofegante. Mãos e pés podem estar ligeiramente frios ao toque (devido ao funcionamento do sistema circulatório da Pulguinha) mas a barriga e o peito devem estar sempre secos e quentes.

 

Muito importante: 

Estudos relevam que a prática do swaddle não deve ser continuada quando o bebé começa a querer/ conseguir virar-se de posição e colocar-se barriga para baixo. O Swaddle só é aconselhado quando o bebé fica de barriga para cima durante o sono. Em caso de dúvida fale com o seu pediatra para que receba um conselho adequado à sua Pulguinha e às suas necessidades específicas.

 

Mais informações sobre Swaddle: 

http://pediatrics.aappublications.org/content/120/4/e1097

https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/diapers-clothing/Pages/Swaddling-Is-it-Safe.aspx

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
E-mail: (Não público)
Comentário:
Type Code

Categorias do Blog

Artigos populares

Artigos recentes

Procurar no Blog

Arquivo do Blog