Natação para bebés – benefícios e quando começar
A natação continua a ser um dos desportos mais recomendados para todas as idades e é ideal mesmo para a gravidez e para a recuperação pós-parto. Para Pulguinhas pequenas o ambiente aquático traz várias vantagens e estas são algumas delas:
Pelo desporto
A natação é uma atividade aeróbica que trabalha todo o corpo, tem uma vertente cardiovascular, aumenta a capacidade respiratória e fortalece os músculos. É uma forma divertida e cheia de jogos (sobretudo quando as aulas são para Pulguinhas mais pequenas) que ajudam a crescer enquanto habituam a Pulguinha ao meio aquático. O desporto praticado desde cedo ajuda a enraizar os hábitos de um dia a dia ativo, que são garantia de qualidade de vida e de desenvolvimento.
Pela segurança
Aprender a nadar é uma garantia de segurança. Esta é uma modalidade que pode literalmente salvar a vida em caso de acidente ou situações extremas. Saber controlar o medo ou o pânico e manter-se à tona sabendo flutuar pode ser apenas o início da aprendizagem e ao mesmo tempo fazer toda a diferença, sobretudo no verão que entre praia e piscina todos os olhos são poucos.
Pela alimentação e alguns mimos extra
À saída da aula a sua Pulguinha deve estar cheia de fome. A natação abre o apetite. Aproveite para lhe oferecer um lanche ou um snack saudável. Se estiver já perto da hora da refeição uma boa ideia é ter uma peça de fruta ou mesmo uma cenoura cortada em palitos. Estas alternativas vão evitar que recorra às bolachas ou salgados pouco saudáveis e vão seguramente saber-lhe muito bem. A natação é uma boa oportunidade para melhorar o apetite pelas escolhas mais saudáveis.
Cuidados a ter
No inverno é preciso atenção para evitar constipações, sobretudo com a saída da piscina e os cabelos molhados. O ideal é secar com secador ainda nos balneários e ter uma capa com capucho para resguardar do vento.
Lave sempre os calções ou o fato de banho entre as aulas. Utilize sempre chinelos e não entre em contacto com o chão. Fungos e bactérias dão-se bem com ambientes húmidos e quentes, por isso tenha atenção à limpeza no momento da escolha piscina e das instalações e proteja-se a si e à sua Pulguinha.
Quando começar?
Pulguinhas muito pequenas podem começar a frequentar a piscina com os próprios pais. Há vários clubes e ginásios que oferecem esta modalidade que tem o benefício de se transformar num momento de cumplicidade e diversão entre pais e filhos. Se a sua Pulguinha vai começar a ter aula sozinha com a turma e o professor, garanta que ela se sente confortável e com vontade de ir à aula. Ajude-a fazer amigos e estimule a sua confiança e autoestima sem a contrariar. Dos dois aos três anos a Pulguinha já deve conseguir dar a entender o que gosta e o que queria alterar na aula. Fale com o professor para a ajudar a sentir-se sempre bem-vinda e entusiasmada.
Promoção Toalha Ponchito:
Aproveite o desconto especial de 30% na compra de uma toalha Ponchito, absorvente, com capuz e bolsinho, ideal para agasalhar a sua Pulguinha no final da aula.
Deixar um comentário Cancelar comentário