O que precisa de saber sobre Cinesiterapia, a ginástica/massagem respiratória para bebés
Quando a Pulguinha está adoentada há soluções que permitem melhorar sem ser que medicar. Para sabermos mais sobre massagens respiratórias para bebés falámos com a Enfermeira Marisa Pereira especialista em Reabilitação com formação em Pediatria.
O que é a Cinesiterapia Respiratória?
A cinesiterapia respiratória, vulgarmente designada por ginástica respiratória ou massagem respiratória, consiste num conjunto de técnicas que visam a optimização da respiração, ao proporcionar a mobilização e expulsão das secreções, ajudando o bebé a respirar melhor.

Em que situações é que pode ajudar a Pulguinha?
A cinesiterapia respiratória deverá ser aplicada sempre que o bebé tenha secreções e dificuldade em expulsá-las. Frequentemente associa-se a cinesiterapia respiratória às infeções respiratórias, como as bronquiolites e as pneumonias. No entanto, apesar de ser muito importante nestas situações, ela poderá e deverá ser aplicada precocemente, sempre que os pais notem a presença dessas secreções no bebé, através das "vibrações no peito" ou ruídos respiratórios anormais, com o intuito de prevenir as infeções.
Quais são os sintomas que indicam que a Pulguinha pode beneficiar da terapia?
Vários sintomas são indicadores do desconforto respiratório do bebé e consequente benefício da cinesiterapia. Desde logo a tosse, mais ou menos persistente e mais ou menos produtiva; e a obstrução nasal importantes sintomas a ter em conta. A acompanhar a tosse, a sensação de "vibrações no peito", eventualmente acompanhado de ruídos respiratórios evidentes, a presença de corrimento nasal ("ranhoca") e uma respiração mais rápida, são importantes indicadores.
Além destes, outros sintomas como a perda de apetite, a presença de secreções no vómito alimentar ou nas fezes, o aumento da irritabilidade ou a dificuldade em adormecer; são importantes indicadores para a necessidade da cinesiterapia respiratória.

O que pode fazer-se em casa e o que é trabalho para um profissional?
O papel dos pais nos cuidados e vigilância contínua da respiração do bebé, é um aspeto fulcral na prevenção das infeções respiratórias.
Desde logo, a limpeza nasal frequente é dos cuidados mais importantes na prevenção das infeções. Uma limpeza nasal frequente e eficaz, evita a acumulação de secreções e a desobstrução das vias aéreas, evitando com isso o aparecimento da infeção respiratória.
Estar alerta para toda a sintomatologia descrita anteriormente, contando também com uma cinesiterapia precoce como medida preventiva é, também ela, uma função importante dos pais.
Quando os sintomas estão presentes e a presença de secreções no pulmão é evidente, a tosse é frequente mas pouco eficaz, é altura de atuarem os Enfermeiros Especialistas com a cinesiterapia respiratória e consequente optimização da respiração do bebé.
Em suma, a cinesiterapia respiratória deverá ser uma presença assídua no desenvolvimento da Pulguinha. Ao contrário do que se possa pensar, esta é uma técnica indolor para o seu bebé é extremamente importante na prevenção das infeções respiratórias.

A equipa dos CINESITRAQUINAS é constituída pelos Enfermeiros Marisa Pereira e Carlos Costa, enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação desde 2011, que desde logo direcionaram a sua formação e atividade como especialistas para a cinesiterapia respiratória pediatrica, possuindo atualmente uma vasta experiência nesta área.
Enfermeiros desde sempre empenhados, com total disponibilidade para apoiar os pais na optimização da função respiratória dos mais pequenos, evitando assim as tão indesejadas infeções respiratórias (bronquiolites, pneumonias...), que infelizmente assombram a saúde dos bebés. Com total disponibilidade para apoiar os pais, 24h/dia, 7 dias/semana, com os contactos 914410021 e 917493799, os CINESITRAQUINAS procuram ser um importante apoio é uma mais valia para os pais na prevenção e tratamento das infeções respiratórias.

Mais contactos:
Telefone: 914 410 021 , 917 493 799
Email: enf.reabilitacaopediatrica@gmail.com
https://www.facebook.com/cinesitraquinas
https://www.facebook.com/cinesiterapia.pediatrica/

A Marisa foi-me recomendada pela minha médica de familia! A minha filha nasceu em 2016 com 29 semanas, chegou a pesar 850g. Pela prematuridade ficou com displasia pulmonar moderada. O primeiro inverno da Margarida, foi sem o apoio da Marisa e foi péssimo: tivemos o apoio da fisioterapia respiratória de um hospital pediátrico do nosso país, fazia as sessões e vinha para casa com secreções na mesma, chorei muito, era completamente ineficaz, e mesmo com a ajuda do aerosol o resultado foram 5 bronquiolites, 1 infecção pulmonar, esta última com antibiótico. Felizmente sem necessidade de internamento, sou uma mãe muito atenta. Estamos a viver o segundo inverno da vida da minha filha e o resultado até agora 3 de Março: zero bronquiolites, zero infecções pulmonares, noites tranquilas e refeições sem vomitos. A Marisa esteve cá ontem, acordei à pouco para verificar, e a minha filha continua a dormir e a respirar normalmente. Obrigada Marisa, por fazer a diferença na nossa vida, bem haja! A Marisa é de um profissionalismo sem tamanho, sabe o que deve fazer, quando fazer e como fazer. Outra coisa importante é que sabe comunicar com as crianças. Estou-lhe muito Grata!
Que bom! Muito obrigada por partilhar a sua experiência, Magda!
Sou enfermeira e mãe de 2 meninas. A mais pequenina, agora com 3 anos, começou a ter bronquiolites aos 10 meses e tinha crises com intervalos de 3/4 semanas. Muitas visitas às urgências, muito antibiótico e medicação diariamente...mesmo assim as crises voltavam. Por volta dos 15 meses e durante uma crise feia a Marisa foi-me recomendada por uma pediatra no Serviço de Urgência. Liguei-lhe e no dia seguinte estava em minha casa. A pessoa mais querida e profissional. Super preocupada e não se foi embora enquanto não deixou a Leonor em condições. Falámos no dia seguinte e 2 sessões de cinesiterapia depois, a princesa estava ótima. Voltei a precisar dela e ela voltou a lá estar...muito profissional e uma doçura com as crianças... a especialidade em reabilitação pediátrica contribui muito para tal. Dito isto, a cinesiterapia não serve só para ajudar nas crises...é igualmente fundamental na prevenção e é verdadeiramente eficaz, evitou pelo menos um internamento da princesa. Falo como mãe e como profissional de saúde, aconselho sem dúvida o trabalho deles. Incansáveis, disponíveis e sabem o que fazem, só tenho maravilhas a dizes desta equipa. Beijinhos
Que testemunho incrível, Ana Sofia! Adoramos saber que a sua Pulguinha beneficiou desta terapia e que a sua experiência foi tão positiva. Obrigada por partilhar.
Tenho muito a agradecer ao Google por nós ter dado a conhecer estes excelentes Profissionais. Após um episódio traumático na nossa vida em que tivemos o nosso filho 3 semanas nos cuidados intensivos, estávamos traumatizados pelo nosso desconhecimento de como ajudar o George com a respiração. Desde o primeiro momento a Sra. Enfermeira Marisa não só nos apoiou como nos ajudou a tratar do pequeno sempre passando uma calma a que não estávamos habituados. Não sabemos como agradecer a sua dedicação e deixo a minha recomendação incondicional a uma profissional (e amiga) como nestes dias quase não existe. A sua experiência com crianças deixa qualquer Pai sossegado ao vê-la trabalhar. Muito obrigado e espero que nós continue a ajudar por muito tempo. Obrigado Augusto e Ellie.