Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
Queimadura, queda, asfixia? Os Primeiros Socorros do bebé

Queimadura, queda, asfixia? Os Primeiros Socorros do bebé

Infelizmente, e por mais cuidados que se tenham, os acidentes podem sempre acontecer. Se é verdade que “mais vale prevenir, que remediar” também é importante saber remediar. Estas são algumas das respostas úteis que deve ter à mão em caso de acidente. O primeiro conselho é manter a calma para conseguir reagir e tranquilizar também a sua Pulguinha.

 

Asfixia no bebé: Quando o bebé se engasga é preciso desbloquear a via aérea fazendo pressão de ar nos pulmões. Para Pulguinhas pequeninas é preciso ter cuidado na pressão que se exerce já que é ainda muito frágil. Deite a Pulguinha de barriga para cima e com os dedos indicador e médio pressione, num movimento rápido e para cima, a zona abaixo do esterno.

 

Asfixia na criança: Se a Pulguinha já for mais crescida e estiver engasgada com comida ou algo que engoliu, deve deitá-la de barriga para baixo em cima dos seus joelhos. Mantenha-lhe a cabeça mais baixa que a cintura e com a palma da mão aberta dê pancadas vigorosas nas costas, na zona entre as omoplatas.

 

Queimaduras: Coloque a área escaldada debaixo de água fria corrente durante 15 ou 20 minutos para aliviar a dor. Se for mais grave que um escaldão deve chamar logo uma ambulância e enquanto aguarda, deite a sua Pulguinha mantendo mais elevada a área que sofreu a queimadura.

 

Quedas: Qualquer queda de cabeça deve ser acompanhada. Leve logo a Pulguinha ao hospital, mesmo que não pareça haver consequências (vómitos, dores de cabeça, tonturas). Caso a Pulguinha caia e se queixe com dor, ou note que a área afetada está paralisada, ou note que essa área está alterada/ deformada, deve mantê-la o mais quieta possível e chamar a ambulância para ir até ao hospital. O despiste de possíveis luxações ou fraturas será feito e, em caso necessário, pode ter que ser submetida a anestesia, pelo que não deve dar-lhe de comer nem beber.

 

Cortes: Seja um pequeno corte num dedo ou algo mais sério, importa primeiro estancar a ferida. Em caso de sangramento nos dedos ou mão, suba o braço da Pulguinha acima da cabeça e mantenha-o assim esticado, para reduzir o fluxo de sangue à área. Se a hemorragia for mais forte, procure estancá-la com uma toalha ou pano limpo e proteger com uma ligadura. Chame a ambulância ou leve a sua Pulguinha ao hospital.

 

Envenenamento: Se a Pulguinha ingeriu algum produto tóxico deve ligar logo para o 112 e para a linha antivenenos 808 250 143. Tenha junto a si a embalagem do produto que a Pulguinha engoliu, para poder mostrar e informar a equipa de emergência médica. Mantenha-a deitada de barriga para baixo até que chegue a equipa, veja se a Pulguinha consegue respirar e consegue vomitar.

 

Respiração boca a boca: Comece por retirar com os dedos qualquer obstrução visível, como vómito. No caso de ser uma Pulguinha mais crescida, deite-a de barriga para cima, com a cabeça ligeiramente inclinada para trás, segure-lhe a testa com a palma da mão e feche-lhe o nariz com uma pinça de dedo indicador e polegar. Com a outra mão mantenha o queixo a Pulguinha para baixo se forma a que a boca permaneça bem aberta. Se a Pulguinha bebé estiver sem respirar coloque a sua boca sobre a boca e nariz do bebé e respire com a velocidade normal.

 

Sangrar do nariz: Hemorragia relativamente frequente em crianças, passam normalmente em cinco minutos. Quando acontecer, incline-lhe a cabeça ligeiramente para a frente e coloque-lhe na nuca uma compressa húmida com água fria.

 

Estes são os números de telefone que deve ter sempre à mão, guardados no seu telemóvel ou afixados em lugar visível, como, por exemplo, na porta do frigorífico:

 

Número nacional de emergência: 112

Número do seu médico pediatra

Número do hospital da sua área de residência

Saúde 24: 808 24 24 24

Número do Centro de informação anti-venenos: 808 250 143

 

No caso de ser necessário dar medicação à Pulguinha (nunca nada que precise de receita médica), pode consultar online as medidas de cada medicação de acordo com o peso da criança. Desta forma não corre o risco de sobredosagem de analgésicos que pode ser muito perigosa.
 
Na página da DECO Proteste encontra os espaços para preencher o peso da criança, o principio ativo do medicamento e a marca que pretende administrar. Uma vez inserida a informação o site gera automaticamente a dose e a quantidade de tomas por dia.

Aceda ao simulador aqui

Deixar um comentário