Truques e dicas para dormir melhor na gravidez
FOTO capa: Mc | Photography · www.mcphotography.com.pt
Quando a barriga de grávida começa a pesar torna-se complicado conseguir descansar bem e ter um sono com qualidade. Para muitas de nós a azia é um problema que se manifesta mal nos reclinamos, temos as pernas e pés inchados e a precisar de elevação e, para ajudar a festa, ficamos sem posição quando a gravidez avança. Não convém deitar para o lado direito, nada de ficar deitada de costas e a barriga para baixo, claro está, nem é ideia de que se fale quanto mais que se execute. Acrescente-se a este rol de reclamações as insónias comuns no último trimestre, a falta de ar e as cãibras musculares e temos a tempestade perfeita.
Mas se há coisa de que as grávidas precisam quando se antecipa a chegada de um bebé (que nos vai deixar acordadas noites a fora) é de descansar. E aproveitar para descansar sempre que se conseguir, incluindo com noites tranquilas.
Por isso, quando o melhor remédio é uma boa noite de sono, todos os aliados são poucos. Estas são as nossas escolhas de truques e dicas para dormir melhor na gravidez. Se a sua sugestão não estiver na nossa lista, deixe-a em comentário, ela é bem-vinda e pode ajudar outras futuras mamãs.
Azia na gravidez
Para combater o ardor que é mais do que um incómodo, é uma desconfortável dor persistente há várias soluções. Andar a pé, beber pequenos goles de água ou chupar um rebuçado podem ser pequenos remédios com utilidade (mesmo que haja quem diga que o açúcar alivia a sensação mas piora a azia passado um tempo). Quando a azia é já crónica o melhor mesmo é falar com o seu obstetra para tomar remédios a sério para a combater e sem prejudicar a Pulguinha. Em saquetas ou comprimidos para chupar a ideia é conseguir sentir-se melhor no imediato e ter uma ação prolongada.
Sem posição
O peso (e volume) da barriga aliado às recomendações de posições de segurança (para que a circulação do sangue se mantenha) são dois dos fatores que obrigam a grávida a procurar posições de descanso que se tornam monótonas ou que lhe garantem pouco conforto. Se costumava dormir de barriga para baixo ou de barriga para cima fica sem alternativa, pelo menos até que chegue a data da Pulguinha finalmente nascer. Deitar sobre o lado direito não é recomendado por poder comprimir a circulação de sangue da veia cava inferior, que pode ser prejudicial para o bebé. Resta assim como alternativa deitar-se sobre o lado esquerdo. Para que esta posição se torne mais amiga pode colocar almofadas extra, em especial para acolher a barriga, apoiar o braço ou a perna esquerda. Para isso a Almofada de Amamentação Pulguinhas pode começar já a ser útil (e mais tarde será útil para várias outras funções, seja deitar a Pulguinha ou, claro, amamentar com conforto). Pode também utilizar o seu parceiro como uma almofada especial voluntária, que lhe permita relaxar melhor e com direito a umas massagens, afinal de contas, estão juntos nesta aventura.
Insónias
As insónias podem manifestar-se ao longo de toda a gravidez mas é no ultimo trimestre que se tornam normalmente mais incómodas. A sabedoria popular diz que é a Pulguinha a preparar a futura mamã para as noites mal-dormidas. Para a ciência trata-se do aumento de estrogénio que tem um efeito estimulante e nos deixa sem pregar olho horas a fio. Mas para além das alterações hormonais, que não se podem controlar, há outros hábitos que podem causar insónia e que podemos tentar minimizar. Ao combater a azia pode ter a tendência para ingerir mais líquidos o que a fará querer ir mais vezes à casa de banho. À noite, todas estas vezes a acordar para ir à casa de banho levam a que se torne mais difícil voltar a adormecer. Com a pressão do peso da Pulguinha a bexiga está constantemente a ser posta à prova. Por isso, mesmo com azia, é de evitar beber demasiados líquidos à noite. Chás ou sumos vão facilmente aumentar essa vontade, por isso a água será a escolha acertada para acompanhar o jantar.

Deixar um comentário Cancelar comentário