Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
Tudo sobre as cólicas do bebé

Tudo sobre as cólicas do bebé

As enfermeiras Diana Calaia e Ana Gaspar da Aventura do Cuidar e o Fisioterapeuta Guilherme Ferreira falam com a Pulguinhas sobre as cólicas e refluxo no bebé. Não percam esta conversa onde se pode aprender tudo sobre o tema e partilhem connosco a vossa experiência sobre o que funciona melhor para reduzir o desconforto e a dor das cólicas do vosso bebé. Não percam no dia 16 de Setembro, na Clínica Emoções 5D, em Lisboa, o workshop Cólicas e Refluxo no bebé.

 

O que são cólicas? 

Diana Calaia: A cólica infantil é uma condição que não acarreta problemas de maior ao bebé, sendo auto-limitada no tempo. No entanto, não deixa de ser um problema pelo qual, sensivelmente 20% dos bebés passa e que resulta numa situação frustrante para pais e cuidadores do bebé. No fundo, trata-se de episódios de choro e irritabilidade do bebé que iniciam e terminam sem causa aparente, que duram cerca de três horas ou mais por dia, durante, pelo menos, 3 dias por semana. São mais comuns nas primeiras semanas de vida do bebé, ao final do dia, sendo mais intensas entre as 4-6 semanas. 

Guilherme Ferreira: São uma das expressões físicas de desconforto gastrointestinal, (sintoma), resultante de uma restrição física, que carece de avaliação. 




Como podem os pais distinguir se um bebé está com cólicas ou simplesmente está irritado? 



Ana Gaspar: Como os pais podem perceber, o choro e a agitação são condições normais no bebé nos primeiros meses de vida! Então o que sabemos? Sabemos que o choro das cólicas é um choro muito característico, um choro "gritado" de desconforto, por vezes com início súbito, sabemos que o bebé é difícil de consolar e que algumas vezes está associado a outros sintomas como os punhos fechados, a presença de gases, o rosto vermelho e a flexão das pernas contra a barriga. 

Guilherme Ferreira: Primeiro que tudo, os pais têm de conhecer a expressão do seu bebé, para as suas necessidades básicas, (fome, sono, contacto, calor/frio). Quando estas estão suprimidas, e vemos um bebé de choro intenso, associado a movimentos agitados das pernas, com a barriga dura e/ou inchada com muitos gases, provavelmente estamos perante sintomas de desconforto gastrointestinal. 






O que é o refluxo gastroesofágico? 

Ana Gaspar: O refluxo gastroesofágico é definido quando existe o retorno, involuntário, do conteúdo gástrico para o esófago, ou seja, quando o leite vem à boca do bebé de forma involuntária e afecta cerca de 25% dos bebés. 

Guilherme Ferreira: O RGE, é uma condição clínica muito frequente em bebés na 1a infância, resulta de um quadro de desconforto físico associado a um bolsado frequente (refluxo activo), ou uma língua branca de leite (refluxo oculto). 




O refluxo gastroesofágico é sempre patológico? 

Ana Gaspar: Não. O refluxo fisiológico, muito característico do recém-nascido, acontece de forma episódica e normalmente após o bebé acabar de ser alimentado, estando muitas vezes associado a uma imaturidade gastro-instestinal do bebé. 

Guilherme Ferreira: Não! Quando o bolsado NÃO É acompanhado de desconforto, de movimentos do bebé a "esticar-se para trás", ou de uma expressão "amarga" ao bolsar. Está tudo certo! Pode tratar-se de um "bolsador feliz". 




De que forma o workshop da Aventura do Cuidar poderá ajudar os pais nestas duas condições tão frequentes no bebé? 

Diana Calaia: Este workshop contará com a participação do Guilherme Ferreira, fisioterapeuta e osteopata pediátrico, o que permitirá criar uma visão global do bebé e das suas necessidades, juntando as abordagens a enfermagem (clínica) com a fisioterapia e osteopatia pediátricas. 

Neste workshop serão abordadas as causas, prevenção e estratégias de tratamento das cólicas e refluxo nos bebés. Vamos compreender melhor então condições, possibilitando aos papás um conhecimento que lhes permitirá agirem de forma mais tranquila e segura. 

Guilherme Ferreira:Vai ajudar a interpretar a expressão do seu bebé! Ajudar a saber distinguir os tipos de choro do bebé! E ajudar, com ferramentas práticas e exercícios, a aplicar no seu bebé desde o seu primeiro dia de vida! 





Redes Sociais: Aventura do Cuidar

Marcações/inscrições podem ser realizadas por email ou telefone. 

Site: www.aventuradocuidar.pt 

Email: duvidas@aventuradocuidar.pt 

Telefone: 939 766 615

Diana Calaia : 

Enfermeira Especialista em saúde infantil e pediatria
Conselheira de amamentação pela UNICEF
Formação em segurança rodoviária infantil pela APSI
Curso de suporte básico e avançado de vida pediátrico pela American Heart Association. 

Ana Gaspar: 

Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria 

Pós- graduada em Gestão de Serviço de Saúde 

Instrutora International de Massagem Infantil 

Formação em método Montessori na faixa etária dos 0 aos 3 anos certificada pelo International Montessori Institute. 

Guilherme Ferreira: 

Fisioterapeuta Pediátrico e formação em Osteopatia Pediátrica
PG Fisioterapia em Pediatria
Formação de Integração Sensorial na Marcha
Aluno PG Osteopatia Infantil

Deixar um comentário