Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
A importância do treino na gravidez e pós-parto

A importância do treino na gravidez e pós-parto

 

 

 

 

Hoje tenho o prazer de partilhar uma conversa exclusiva com a mãe e Personal Trainer, Daniela Oliveira. Nesta entrevista, falamos sobre a importância do treino na gravidez e no pós-parto, mas também te trago a proposta de te juntares a nós numa sessão de PT live no nosso Instagram Pulguinhas com a Daniela no dia XX às XX horas. Um treino aberto a todas as grávidas, mães e suas Pulguinhas nos Slings. Partilha este convite! 

 

 

 

A recuperação pós-parto é uma etapa em que aumenta a procura por treino em modelo PT e exercício físico?

 

 

 

Quando falamos de pós-parto e gravidez, falamos na fase da vida da mulher mais especial em que tudo no seu corpo muda, quer esteticamente, quer a nível mental, quer a nível hormonal.

Por isso, falar de exercício físico nesta fase é super importante.

 

 

O que pode fazer o exercício físico nestas etapas?

 

 

 

O exercício físico na gravidez melhora a recuperação pós-parto, ajuda no controlo do peso, diminui a incidência de diabetes gestacional, reduz a obstipação e melhora a digestão, diminui a sensação de cansaço e fadiga entre muitos outros, devemos e podemos treinar se estivermos

perante uma gravidez saudável. É essencial consultares o médico que te segue por forma a perceberes se, no teu caso em particular, não existe qualquer contra-indicação.

 

Havendo luz verde, é crucial que o treino durante a gravidez seja orientado por um profissional qualificado, seja ele em contexto ginásio ou mesmo em contexto de casa, justamente por se tratar de uma das etapas mais sensíveis na vida de uma Mulher, a gestação, e não queremos

correr riscos para o nosso bebé.

 

Quando falamos de pós-parto, os benefícios do exercício físico são igualmente inúmeros, tais como, fortalecimento dos músculos abdominais, do períneo e do restante corpo. Fazer exercício físico liberta hormonas da felicidade (serotonina, dopamina e noradrenalina) que ajudam a reduzir a incidência de depressão pós-parto.

 

 

 

O que te pedem as grávidas e recém-mamãs, tuas clientes? Quais são os objetivos mais comuns? 

 

 

 

As mães tendem a procurar uma resposta rápida que as leve de volta ao corpo que tinham antes da gravidez, tais como, “perder a barriga” e “perder o peso extra ganho com a gravidez”.

 

Contudo, é muito importante perceber que o foco maior no pós-parto, quando falamos de exercício físico, deve ser o fortalecimento dos músculos abdominais e períneo, por isso, é tão importante procurar um profissional que esteja consciente e informado destes aspetos.

 

Existe já alguma consciência destes aspetos por parte das recentes mamãs e, por isso, existe também bastante procura quando falamos de treino personalizado.

 

 

 

Há vantagens em ter este acompanhamento de treino personalizado e de o ter online, de forma remota?

 

 

 

A componente do online, ou seja, treino por vídeo chamada, agrega inúmeras mais-valias, na medida em que traz uma leveza às recentes mamãs, permitindo-lhe efetuar exercício físico sem sair de casa, alcançando os objetivos a que se propuseram, assim como, treinar com o Vosso bebé ao lado, ou mesmo no colo no Sling, no conforto do lar.

 

Neste sentido, um profissional qualificado vai orientar-te nos exercícios mais adequados para esta fase tão especial da tua vida, e por esta razão, queremos que sejas uma grávida e uma mamã feliz, o Personal Trainer, também conhecido apenas por PT, vai adequar os exercícios de acordo com as tuas necessidades, por exemplo, se tiveres de treinar com o teu bebé no sling, se tiveres problemas de coluna, se tiveres algum problema de saúde, ou até mesmo, se passaste por uma cesariana ou parto normal. É esta a importância dum Personal Trainer nesta

fase importante da tua vida.

 

 

 

Quais costumam ser os planos de treino mais indicados para recém-mamãs?

 

 

 

Existem exercícios que ajudam na recuperação pós-parto, e outros que podem prejudicar em alguns aspetos, tais como, abdominais tradicionais. Quando ficamos gravidas os nossos retos abdominais afastam-se e a esse afastamento chamamos diástase abdominal. Quando temos o nosso bebé ficamos sempre com diástase abdominal, algumas mulheres mais, outras menos, variável de caso para caso.

 

Por esta razão, devemos fazer exercícios de fortalecimento abdominal e não os ditos abdominais tradicionais, vulgo crunche, este é um exemplo entre tantos outros. Devemos num pós-parto realizar exercícios de mobilidade e de força, este será o foco da nossa aula online.

 

 

_ _ _ 

 

 

Se queres participar na aula online da PT Daniela Oliveira com a Pulguinhas segue agora o nossoInstagram.

Junta-te à aula no próximo dia XX às XX horas! 

 

 

 

 

Sabe mais e segue a PT Daniela Oliveira

 

Deixar um comentário