Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
É seguro usar um Sling para bebé?

É seguro usar um Sling para bebé?

Os slings e porta-bebés de pano tornaram-se nos nossos dias uma escolha cada vez mais popular entre as mães que querem manter os seus bebés por perto, enquanto têm as mãos livres para outras tarefas. Estes modelos de porta-bebés versáteis são uma forma conveniente de criar laços com o bebé, acalmá-lo e facilitar o dia a dia. No entanto, como acontece com qualquer produto para bebés, a segurança é uma prioridade. 

Muitas mães perguntam se é seguro usar um Sling e a resposta é clara e simples: sim!

Mas, como em tudo, há sempre alguns cuidados importantes. Neste artigo, vamos explorar os benefícios dos Slings, os riscos e como podes usá-los com segurança para viveres com o teu bebé todos os benefícios do melhor colo do mundo.

O Sling Pulguinhas é seguro?

Sim! Vê aqui algumas das razões que fazem deste colo uma escolha simples e segura para o dia a dia com o teu bebé.

Tecido altamente resistente

Os Slings da Pulguinhas são peças de tecido de alta qualidade, muito resistentes e muito duradouras. Isto significa que podes dar colo com confiança até o teu bebé ter 4 anos e/ ou 20kg de peso, dependendo do modelo de sling que escolheres. 

A resistência do tecido do Sling Pulguinhas é a melhor garantia de uma peça que nunca te falha, que há Slings que estão a ser utilizados há mais de 15 anos, a dar colos a vários bebés ao longo dos anos.

O tecido dos Slings, respeitando as condições de manutenção e de lavagem que seguem em cada embalagem Pulguinhas, vão manter toda a sua resistência e elasticidade por décadas.  

Amarrações reforçadas, sem esforço 

Alguns modelos de porta-bebés podem perder a qualidade com o tempo devido ao desgaste de peças plásticas ou acessórios. Estas peças de plástico podem também fazer pressão ou ser incómodas para um colo mais demorado ao longo do dia. 

Já com os Slings Pulguinhas vais ter sempre um colo confortável, porque são um tecido macio que se usa como uma peça de roupa. 

O Sling pode ter risco de queda?

Basta cumprires passos simples de confirmação do colo para garantir que o bebé nunca descai no Sling. Uma vez colocado o Sling, ajustada a tensão e colocado o bebé no Sling vais poder testar elementos que te dizem se o colo está bem preparado.

Verifica a tensão do tecido afastando de ti e puxando as faixas do Sling. 

Confirma a boa amarração dos nós ao longo da utilização. 

Inclina-te para a frente para perceber se o Sling está a gerar alguma separação entre o corpo do bebé e o teu corpo. Ajusta puxando o tecido e refazendo a amarração se o Sling criar alguma folga neste teste. 

Vê o tutorial aqui

Uma das grandes vantagens do Sling é que consegues medir a cada passo o conforto do teu bebé e o seu bem-estar. Assim, vais estar sempre em constante comunicação e a verificar sem esforço a qualidade do colo, por isso, não há risco

Mas há riscos no colo de Sling?

Claro, como em tudo o que envolve bebés, é sempre preciso cumprir as regras e acompanhar a cada momento. Embora os Slings sejam geralmente seguros, o uso incorreto pode representar riscos. 

As principais áreas de cuidado são:

Sufocação: garante sempre que o queixo do bebé não está colado ao peito. Para tal, confirmar que consegues colocar um dedo entre o qiexo e o peito do bebé. Este risco ocorre também no ovo transportador ou na espreguiçadeira, por exemplo. No fundo, é garantir que a traqueia não dobra e que está sempre a respirar bem. No Sling até é mais fácil de garantir isto mesmo, porque o bebé está bem junto a ti. Se queres saber mais, vê o tutorial onde explico em detalhe esta questão.

Displasia da anca: o Sling promove o bom encaixe do fémur na bacia e ajuda a corrigir situações de displasia da anca sempre que é bem utilizado. No entanto, alguns maus usos do Sling, nomeadamente um colo que é dado com o bebé virado de costas para o portador, pode ter o efeito contrário e ser prejudicial para o desenvolvimento do bebé.

Assim, para que o teu colo de Sling seja sempre seguro, isto é o que deves fazer:

Como usar um Sling com segurança?

Para minimizar os riscos e garantir em permanência a segurança do teu bebé, segue estas recomendações:

Escolhe o Sling certo

Opta por um Sling adequado à idade, peso e estágio de desenvolvimento do teu bebé.

Entra aqui para saberes como escolher o teu Sling ideal. 

Escolhe modelos de Sling que cumpram as normas de segurança, como os modelos da Pulguinhas, especialista em babywearing, e que te dá a garantia de Slings seguros e de alta qualidade.

Posiciona sempre o teu bebé corretamente

Garante que o rosto do teu bebé está sempre visível e não coberto pelo tecido. O queixo não deve estar encostado ao peito, e o nariz e a boca devem estar livres para respirar. 

Quando o teu bebé tiver controlo da cabeça e do pescoço (geralmente por volta dos 4-6 meses), podes experimentar diferentes posições, como a posição de anca ou às cavalitas.

No colo frontal, estica sempre bem o tecido de uma dobra de joelho até à outra, para que as pernas fiquem na forma da letra M e as costas na forma da letra J. Vê todos os passos aqui.

Verifica, ao longo da utilização, o ajuste, para que o teu bebé fique seguro contra o teu corpo, sem folgas. 

Garante que o tecido está bem distribuído e não torcido.

Monitoriza o conforto do teu bebé em permanência e vê regularmente se tem fome, se está com calor ou frio.

Evita usar o Sling em atividades que possam comprometer o teu equilíbrio ou colocar o bebé em risco, como cozinhar junto a chama ou lume ou andar de bicicleta ou usar saltos.

Mas depois disto, há um mundo de coisas que podes fazer enquanto dás ao teu bebé o melhor colo do mundo! Olha aqui esta enorme lista de 95 coisas a fazer no Sling, compilada com a ajuda de imensas mães Pulguinhas.

Quando usado corretamente, o Sling é uma forma segura e prática de transportar o teu bebé e de lhe dar amor, carinho e cumplicidade. Ao escolheres o Sling certo, posicionares o teu bebé de forma adequada e estares atenta, podes viver plenamente os muitos benefícios do babywearing enquanto minimizas os riscos. 

A segurança do teu bebé deve ser sempre a tua prioridade, e não hesites em pedir conselhos a um pediatra ou a uma especialista em babywearing, como a equipa da Pulguinhas, se tiveres dúvidas. 

E lembra-te: na Pulguinhas, não só encontras Slings seguros e de alta qualidade, como também oferecemos uma consulta de Sling Support. Esta é uma sessão de consultoria de babyweartinc exclusiva para ti e que é oferta na compra de um Sling Pulguinhas. Se desejares agendar esta sessão apesar de não teres um Sling Pulguinhas também o podes fazer. A sessão de Sling Support é orientada por uma consultora certificada em babywearing e tem o valor de 60,00€

Já sabes, basta seguires as regras de utilização e o Sling vai ser um colo seguro e muito feliz onde o teu bebé vai crescer em amor. 

Deixar um comentário