O que deve levar o enxoval do bebé?
É fácil perdermo-nos na ideia do enxoval perfeito. Babygrows branquinhos, fraldas imaculadas cheias de rendinhas, kits combinados, cestos e cestinhos, roupas com laços... Tudo parece essencial nas imagens das redes sociais. Mas há uma verdade que muitas mães só descobrem depois do parto: o que realmente importa é o que funciona.
Na Pulguinhas, ouvimos muitas histórias de mães que se sentiram enganadas por um mercado que vende estética em vez de utilidade. Compraram demasiado, usaram pouco. E, muitas vezes, aquilo que fez a diferença nem estava na lista inicial.
O problema não é querer artigos bonitos. Aliás, quem segue a Pulguinhas sabe que o estilo é critério fundamental em tudo o que criamos. O que está em causa é quando o visual é mais valorizado do que o conforto, a versatilidade, a segurança ou a durabilidade.
Quando se escolhe algo porque "fica bem na fotografia", e não porque vai ajudar no dia a dia.
Vestidos ou macacões que dificultam a troca de fralda, ninhos que não são seguros, almofadas decorativas sem função prática, porta-bebés que não são ergonómicos, malas e sacos de maternidade que só se usam uma vez.
São escolhas de enxoval que não respeitam as necessidades reais da família e do seu bebé.
Entre os maiores arrependimentos sabes o que já encontrei?
Esta lista reune algumas das reclamações de mães Pulguinhas. De acordo com elas, estes são os artigos mais “inúteis” do enxoval do bebé. Diz-me se concordas e se acrescentarias mais à lista:
- Babygrows branquinhos. Pode ficar lindo na fotografia, mas no dia a dia vai ser uma peça que vais estar sempre a lavar e a lutar para não deixar ficar completamente manchada.
- Roupinhas com botões nas costas, mas não na área da fralda. Um pesadelo, sobretudo nas mudanças de fralda a meio da noite.
- Termómetro de banho. Usado “duas vezes” antes de aprender a medir a temperatura da água com o cotovelo.
- Intercomunicador de audio em apartamento. O som do bebé foi sempre ouvido porque a casa não é muito grande nem tem vários andares.
- Almofadinhas de berço. O berço do bebé deve estar desimpedido, sem objetos soltos, e limpo de acessórios. As almofadas têm de sair sempre que o teu bebé lá entrar, é mesmo só decoração e mais uma coisa para andar sempre a arrumar.
- Sapatinhos. O bebé não anda. Os sapatinhos não são confortáveis nem aquecem melhor do que um par de meias.
- Mala de maternidade cheia de chupetinhas/ ursinhos/ outro boneco em tons de azul bebé ou rosinha claro. É uma peça que deixas de usar ao fim de dias porque o estilo não combina com ninguém, nem com o teu bebé nem muito menos com o pai ou a mãe.

O que faz mesmo a diferença no enxoval do bebé?
1. Artigos que respeitam o corpo da mãe. Almofadas que apoiam a amamentação, Slings que distribuem o peso de forma equilibrada e promovem o desenvolvimento do bebé, roupas práticas e confortáveis.
2. Produtos que promovem o bem-estar do bebé. Contacto pele com pele, colo frequente, posição fisiológica e o sono seguro.
3. Tecidos resistentes, macios, elásticos e duradouros, peças feitas para durar.
4. Marcas que acompanham. Que não se limitam a vender, mas que estão disponíveis para apoiar, esclarecer, orientar.

Antes de comprar por causa daquela fotografia gira do Pinterest ou daquele vídeo do Instagram, vale a pena perguntares a ti mesma estas perguntas:
* Istovai ajudar nos meus dias? Como?
* Vai trazer conforto ou segurança ao meu bebé?
* É adequado à fase que estamos a viver?
* Foi feito com responsabilidade/ tem algum risco?
* Vai continuar a ser útil por quanto tempo?
Na Pulguinhas, o objetivo não é encher o quarto de coisas. É ajudar a cuidar. A escolha certa pode ser bonita, sim. Mas precisa de ter utilidade. Quando tem as duas coisas, é uma escolha consciente.
Aqui, o enxoval do bebé é criado a pensar em dias mais fáceis e numa maternidade mais simples. Por isso insistimos tanto na ideia de multifuncionalidade. Porque quando uma peça dá resposta a mais do que uma preocupação, então tens economia de dinheiro, de espaço e de tempo.
Estes são alguns dos essenciais tudo-em-um para o enxoval do bebé na lista da Pulguinhas:

SLING
- Permite transportar o bebé mantendo as mãos livres
- Favorece o contacto pele com pele, ideal nos primeiros meses
- Facilita a amamentação on‑the‑go, discreta e prática
- Evolui com o bebé para colos laterais e de cavalitas
- Ajuda a suportar o peso na barriga de grávida conforme o teu bebé cresce

ALMOFADA DE AMAMENTAÇÃO
- Oferece conforto e postura adequada à mãe durante a amamentação
- Permite apoiar o bebé sem esforço, reduzindo a tensão nos braços, ombros e costas
- Mais tarde, pode ser usada para o bebé se sentar em segurança, facilitando brincadeiras tipo “ginásio de barriga” e estimular o desenvolvimento muscular
- Quando ainda estás grávida é um excelente extra de conforto para uma noite mais descansada, seja a apoiar a barriga ou entre joelhos

MALA DE MATERNIDADE
- Pensada para o momento do nascimento, com espaço para os essenciais da mãe e do bebé
- Graças ao estilo não-infantil, a todos os extras, à imensa organização interna e robustez dos materiais, torna-se ideal para continuar a ser usada em todos passeios, viagens e férias em família durante anos
- O muda-fraldas incorporado faz com que tenhas menos uma preocupação na lista de coisas a levar

AVENTAL DE AMAMENTAÇÃO
- Protege a tua intimidade e resguarda o momento de dar de mamar sem abafar o bebé
- Com a estrutura em arco, serve como cobertura para o bebé no ovo ou carrinho, oferecendo proteção do sol e do vento
- Inclui um bolsinho prático, onde guardas o próprio avental e onde podes também guardar discos de amamentação

BOTIJA DE SEMENTES
- Excelente para aliviar cólicas ao aplicar na barriga do bebé
- Fornece calor reconfortante nos ombros da mãe, útil após uma sessão de amamentação
- Útil para descongestionar o peito, reduzindo desconforto durante a amamentação
Estas são as sugestões de artigos para o enxoval do bebé que unem o bonito ao útil e que, por serem multifunções, vão transformar a tua maternidade.
Se esta seleção fez sentido para ti, partilha com quem está a preparar a chegada de um bebé. Se quiseres saber mais sobre os artigos referidos, modelos e campanhas especiais envia uma mensagem.

Deixar um comentário Cancelar comentário