Como criar uma rotina de babywearing: Os primeiros 7 dias com o Sling
Começaste a tua viagem pelo mundo do babywearing ou estás a imaginar como podem ser os teus dias com esta ajuda extra? Estás no lugar certo. Vou ajudar-te a tirar máximo partido deste colo!
Eu sou a Rita da Pulguinhas, mãe de 4 rapazes, psicóloga de formação e consultora especializada de babywearing. Vou dizer-te tudo o que precisas para implementar uma rotina feliz com o teu bebé no colo do Sling, desde a primeira semana.
Primeiro, deves garantir que o teu Sling é um modelo de porta-bebés (por exemplo o Sling Casulo não é um modelo para transporte) e que é adequado à etapa de desenvolvimento do teu bebé.
Precisas de confirmar algum aspeto do teu modelo de Sling? Vê aqui:
Agora, não percas este plano simples para os primeiros 7 dias com o Sling, onde tens dicas práticas para integrar o Sling na tua rotina e tornar o colo na ferramenta de bem-estar e desenvolvimento para ti e para o teu bebé.
Como criar uma rotina diária que te ajuda a tirar o máximo partido do teu Sling:
Dia 1 - Colo nos momentos felizes
Objetivo: ganhar confiança no colo
Coloca o Sling em frente a um espelho. Conta com os tutoriais Pulguinhas para te ajudar e, se compraste o teu Sling agora, agenda a tua sessão de Sling Support gratuita.
O momento ideal: Experimenta colocar o Sling para te ajudar a dar de mamar ou logo depois do bebé mamar, para que esteja tranquilo e satisfeito.
Duração estimada: 20 a 30 minutos
Dia 2 - Colo nas tarefas do dia

Objetivo: Sentires o Sling como um auxiliar do teu dia
Vais preparar um lanche ou estender a roupa? É uma excelente oportunidade de colocar o Sling para veres como o momento fica mais simples quando o teu bebé não está a chamar por ti e consegues tratar das coisas sem interromper.
O momento ideal: Quando tiveres que fazer alguma tarefa/ no momento em que normalmente a farias. Vai narrando o que fazes para o teu bebé sentir ainda mais a tua presença. Estes momentos estimulam a interação e a comunicação e são uma das razões pelas quais o Sling é um promotor do desenvolvimento do bebé.
Duração estimada: 20 a 30 minutos
Dia 3 - O passeio na rua

Objetivo: Descobrir o mundo do dia a dia
Sair de casa para dar uma volta ao parque ou ao quarteirão, passar no café, fazer uma compra ou ir buscar os irmãos à escola…há imensas razões para aproveitar o Sling na rua.
Com o Sling deixas de ter obstáculos que com o carrinho te incomodavam, desde escadas a passeios estreitos. Agora tudo fica mais fluído e simples.
O momento ideal: Utiliza o Sling sempre que tiveres de ir à rua, mas se fores sem horários, escolhe um momento tranquilo, em que o tempo esteja mais ameno, como o meio da manhã.
Duração estimada: 30 minutos a 1 hora
Dia 4 - A sesta no Sling
Objetivo: Ganhar tempo
Dormir no colo é uma das coisas que o bebé mais gosta de fazer. Sente-se acompanhado, seguro e está num ambiente que conhece e que lhe lembra os momentos vividos na barriga da mãe. Mas o melhor de tudo é que, em regra, o bebé adormece muito mais depressa neste embalo e tu, ao mesmo tempo que o adormeces, podes estar a fazer outras coisas.
O momento ideal: O momento certo para experimentar este colo é quando o bebé está a começar a ficar sonolento, mas sem o deixar ficar irritado pelo cansaço. (Queres saber mais sobre este fenómeno da chamada birra do sono? Fala comigo nos comentários a este artigo).
Duração estimada: 30 minutos a 1 hora
Dia 5 - O colo da hora crítica (o final de dia)

Objetivo: Eliminar cólicas e refluxo
Os bebés têm uma propensão para cólicas e os finais de dia costumam ser momentos em que o desconforto surge com maior frequência. O colo de Sling é recomendado por pediatras como forma de reduzir, e até eliminar por completo, cólicas e refluxo.
A posição vertical, o calor e a ligeira compressão da barriguinha junto do portador, são fatores que contribuem para uma boa digestão. Além disso, é um colo que ajuda a introduzir a calma para a chegada da noite.
O momento ideal: os bebés costumam ter estes episódios entre as 17h/18h e as 20h/21h. Percebe os horários do teu bebé e ajusta o uso do Sling para o ajudar.
Duração estimada: 20 a 30 minutos
Dia 6 - Partilhar o colo de Sling

Objetivo: Ganhar tempo para ti
Uma das melhores coisas dos modelos de porta-bebés ajustáveis é que podem ser partilhados. O mesmo modelo pode ser usado pela mãe, pai, madrinhas ou avós. Por isso, o desafio de hoje é ganhares tempo livre, ajudando outro cuidador a desfrutar deste colo de aconchego. Isto permite-te descansar ao mesmo tempo que o teu bebé continua a sentir-se acompanhado e seguro.
O momento ideal: sempre que precisares de uma pausa.
Duração estimada: 30 minutos a 1 hora
Dia 7 - Colo sempre pronto

Objetivo: Integrar o Sling para te facilitar a vida todos os dias
Na Pulguinhas dizemos sempre que Sling é Vida, porque este colo transforma mesmo a vida da mãe, do pai e do bebé. Agora que já sabes integrar o colo de babywearing no teu dia a dia, começa a tirar todo o partido e aproveita sempre que fizer sentido.
**
O momento ideal: Sempre. Coloca o Sling de manhã por cima da tua roupa e vai dando colo hop-on, hop-off ao teu bebé, sempre que ele pedir e sempre que tu quiseres.
Duração estimada: quanto tempo tu e o teu bebé quiserem
Ao seguires estas sugestões de colo ao longo da primeira semana vais perceber quando faz mais sentido para a tua rotina dar colo. Em menos de nada o Sling vai estar a ser parte do teu dia.
O limite para o colo diário não existe. O limite é apenas o do teu conforto e o desejo de colo do teu bebé, por isso, seja com vários colos curtos, ou poucos colos longos, o importante é que a utilização faça sentido na rotina da tua família.
Se ficaste com qualquer dúvida sobre babywearing ou os benefícios do Sling, partilha em comentário ou envia-me uma mensagem. Vou ajudar a esclarecer tudo porque o teu bebé merece viver este que é o melhor colo do mundo.

Deixar um comentário Cancelar comentário