Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
As nossas brincadeiras preferidas... que ajudam a aprender

As nossas brincadeiras preferidas... que ajudam a aprender

Os jogos e brincadeiras que fazemos com as nossas Pulguinhas (ou de Pulguinhas entre si) não são apenas uma forma engraçada de passar o tempo, são formas de aprender. Enquanto se diverte a Pulguinha vai adquirindo conhecimentos sem esforço, e consegue reconhecer um lado mais lúdico e divertido na ‘tarefa’ que vai aprender.

 

Aprender a Higiene

 

Tudo fica mais simples quando se converte em jogo, até descobrir como se consegue assoar pela primeira vez. Conseguir ‘soprar pelo nariz’ pode não ser fácil para uma Pulguinha pequena mas há um jogo simples e divertido que ajuda a Pulguinha a perceber como se faz. Coloque dois lenços de papel abertos sobre a mesa (desimpedida) e sente-se ao lado da sua Pulguinha. Coloquem os vossos narizes em ‘posição de arranque’ na ponta da mesa, cada um com o seu lenço em frente e comecem uma corrida a ver qual deles avança mais depressa. Vão soprando com o nariz fazendo levantar o lenço e vai ser um instante até a sua Pulguinha perceber como se faz, vendo fazer.

 

Para lavar os dentes a imitação também é importante. Assim como a intensidade da escovagem e a força dos movimentos também o tempo de escovagem tem um papel relevante para a higiene oral. As primeiras escovagens devem ser realizadas pelo adulto mas com o incentivar da autonomia importa garantir que a Pulguinha não se sente apenas vigiada mas mais acompanhada. Uma canção para lavar os dentes pode indicar o tempo ideal ao longo do qual devem continuar a escovar. Cante mais depressa ou mais devagar para que fique ainda mais divertido o escovar dos dentes, desafiando a sua Pulguinha a acompanhar.

 

Os jogos das Perguntas para aprender a lembrar

 

Recontar uma história, um evento ou situação por palavras suas é muito importante para estimular a capacidade de interpretação e autonomia da Pulguinha. Para isso uma atividade divertida é replicar os concursos de conhecimento que se vêm na televisão. A sua Pulguinha é o concorrente e pode colocar-lhe as perguntas com hipótese de resposta em escolha múltipla e sobre temas que lhe sejam queridos, como uma letra de canção ou um filme.

 

Exemplo: Na história da Bela e do Monstro, qual é a profissão do pai da Bela.

a)    Padeiro

b)    Cientista

c)     Dentista

 

Deixe que a sua Pugluinha responda e faça os sons que correspondem a uma resposta verdadeira ou falsa. Pode jogar recorrendo à sua imaginação ou pode escrever os seus próprios cartões de apresentador e ‘trocar de papel’ com a sua Pulguinha. (Resposta B) Estes desafios também são um excelente passatempo para manter a Pulguinha ‘ocupada’ nos momentos de espera ou de percurso.

 

Aprender, brincando ao faz de conta

 

Seja a preparar a refeição para o bebé, tratar do banho ou preparar os passeios, as Pulguinhas adoram copiar as rotinas dos pais. Ajude-as a compreender os passos fundamentais do cuidar e veja como se divertem a imitar os gestos, conversas e trejeitos dos crescidos que as acompanham. Estas brincadeiras não precisam de ser definidas conforme a Pulguinha seja menino ou menina, deixe que se sintam confortáveis e à vontade na sua própria distribuição de papeis e acompanhe a brincadeira fazendo um pequeno teatro que promova a resolução de pequenos desafios. Exemplo: Diga que o boneco tem fome, está sujo ou tem uma ferida e veja o que sugere fazer a sua Pulguinha. Nestes processos evite utilizar linguagem ‘de bebé’ e dê os nomes corretos a objetos e tarefas de maneira a que a Pulguinha aprenda desde cedo a forma certa de pronunciar e nomear o que a rodeia (exemplo: um carro, não um pópó; uma ferida, não um dói-dói).

Deixar um comentário