Quando dizer adeus às fraldas?
Quem tem Pulguinhas pequenas está sempre a cruzar-se com histórias de outros bebés que já fizeram isto ou aquilo, que conseguem já esta ou aquela proeza e, volta não volta, dá por si a questionar-se sobre o que será normal.
Tantas vezes nos perguntamos se a Pulguinha estará a desenvolver-se bem, se é este o ritmo ideal ou não e, na questão das fraldas, esta é uma pergunta muito comum.
Largar as fraldas durante o dia
Até praticamente aos dois anos de idade a bexiga da Pulguinha esvazia logo que está cheia e é impossível conseguir controlar o chichi. Não force. Sem pressões, vá ‘apresentando’ o bacio à sua Pulguinha a partir dos dois a três anos de idade mas não se guie por números e datas demasiadamente fixos, já que cada criança é diferente e os seus processos de desenvolvimento podem ser mais rápidos em certas áreas e não noutras. Pode por exemplo conseguir falar mais cedo mas desenvolver a capacidade de andar mais tarde. Se está a considerar começar a testar aproveite para o fazer no tempo de primavera e verão já que será mais fácil conseguir lavar e secar a roupa em menos tempo e, ao mesmo tempo, terá menor probabilidade da Pulguinha se constipar ou apanhar frio com algum ‘descuido’.
Largar as fraldas durante a noite
Esta é uma segunda etapa do processo de controlo de esfíncter que normalmente demora bastante mais tempo a ocorrer. Em alguns casos até depois dos 4 anos de idade. É normal que mesmo quando já controla as idas à casa de banho durante o dia haja maior dificuldade a consegui-lo durante a noite. E isto pode ter várias causas. Durante a noite a Pulguinha pode não conseguir aperceber-se de que está aflita para ir à casa de banho, pode apercebe-se mas ter medo de se levantar por estar escuro ou se sentir sozinha ou pode ainda aperceber-se mas ter preguiça de se levantar. Quando há tantas variantes de causas para o chichi na cama, há também diversas respostas e abordagens.
A todas elas a base comum será a de não dramatizar, não a envergonhar, sobretudo à frente de terceiros, e de garantir que demore o tempo que demorar, a sua Pulguinha sabe que tem os pais do seu lado nesta etapa. Até porque, casos de abandono de fralda tardio são por vezes hereditários, e quando o pai ou a mãe também eles demoraram a conseguir largar a fralda noturna.
Há truques que podem ajudar a controlar esta fase. Entre eles o mais óbvio: evitar dar líquidos à noite, uma hora antes de dormir. Acompanhar o jantar com água e não com sumos, já que, além de ser mais saudável, os sumos tendem a obrigar a idas mais frequentes à casa de banho.
Controle as horas a que os deslizes normalmente ocorrem (uma hora depois de deitar, a meio da noite, mesmo antes de acordar) e vá buscar a sua Pulguinha para ir à casa de banho nessa hora. Quando a Pulguinha já está na escola e os horários de acordar cedo começam a custar, as noites de sono tranquilo e reparador são muito importantes.
Para ajudar a manter a sua Pulguinha motivada nesta nova etapa, experimente propor-lhe o desafio da “Missão Noite Sem Chuva”. Faça download aqui
Passo 1: Recorte pelo picotado a "Missão Noite Sem Chuva" e os símbolos do Sol e da Chuva. Plastifique todas as peças e cole velcro nos quadrados dos dias da semana e no verso dos símbolos.
Passo 2: Combine com a Pulguinha a altura do dia em que a avaliação é feita.
Passo 3: Aprendam o significado dos símbolos: Sol - missão cumprida. Esta noite não choveu nem uma gota; Chuva - oh-oh! Alguém se esqueceu de fechar a torneira da nuvem... Nova missão: nada de chuviscos amanhã!
De maneira a aumentar a motivação, pode combinar com a Pulguinha uma recompensa caso consiga atingir o objetivo. É fundamental que os objectivos sejam fáceis de serem alcançados. Caso contrário pode conduzir à frustração.
Muito importante: Premeie o esforço e recompense positivamente a sua Pulguinha a cada noite de 'desafio superado'!
A recompensa pode ser decidida em conjunto e deve ir ao encontro dos interesses da criança. Escolha recompensas que vos aproximem.
Exemplo: 1 Sol durante a semana = leitura de uma história extra antes de dormir.
No caso dos ‘acidentes’ continuarem ainda tenha sempre um protetor de lençóis/ resguardo de plástico colocado e pronto para substituir, um pijama lavado e toalhetes à mão para que todo o processo de limpeza e regresso ao descanso seja rápido e eficiente.
Caso ache que já ultrapassou aquele que seria o tempo ideal para o controle do chichi noturno, fale com o seu pediatra, avalie o desenvolvimento da sua Pulguinha e aconselhe-se sobre que passos tomar.
Deixar um comentário Cancelar comentário