As primeiras sopas do bebé
Quando chega a altura de introduzir novos alimentos na dieta da Pulguinha os melhores conselhos serão sempre os do seu médico pediatra. Apesar disso, há um consenso alargado que permite escolher algumas sugestões e passos essenciais a seguir. De acordo com a UNICEF o aleitamento materno é fundamental e deve ser mantido em exclusividade nos primeiros seis meses de vida do bebé. Depois dessa idade pode manter-se em complemento com a alimentação da Pulguinha até aos dois anos de idade ou enquanto for confortável para mãe e bebé.
As sopas e papas são normalmente as primeiras escolhas quando começamos a ter que diversificar a alimentação da Pulguinha. A escolha de papas deve ter em atenção os açucares e procurar que sejam de produtos com baixa propensão alérgica. Já em relação às sopas importa começar com produtos da época e que sejam frescos. Os legumes devem ser introduzidos à vez, de forma a evitar reações ou má disposição em que não seja clara a causa, sendo assim possível controlar possíveis reações alérgicas. Entre 3 a 5 dias de intervalo até introduzir um novo ingrediente na sopa do bebé é o suficiente.
A primeiras sopas devem ter uma mistura de até quatro ingredientes. Para a primeira sopa pode fazer uma combinação de uma cebola, uma batata, uma cenoura. As pequenas quantidades ajustam-se às necessidades do bebé e evitam que fique com demasiada sopa e que acabe por não estar em condições para servir. Não coloque sal mas termine com um fio de azeite extra-virgem para dar um toque de sabor. Pode depois ir acrescentando abóbora, courgette, brócolos ou alho francês. Mais tarde apresente a Pulguinha aos sabores de espinafres, nabo, tomate ou beterraba.
Logo que termine de cozer e de passar a sopa deve separá-la ainda quente pelas caixinhas em que vai querer guardá-la. Pode guardar no frigorífico por 2 a 3 dias e convém que a guarde ainda quente para evitar que seja contaminada enquanto arrefece. Isto pode aumentar um pouco o consumo energético do frigorífico mas garante que a sopa se mantém em perfeitas condições. Se congelar, ao aquecer deixe que a sopa ferva e arrefeça antes de a dar ao bebé.

Agora que a consistência da alimentação já é maior, o bebé precisa de começar a beber mais água, esterilizada ou engarrafada, no intervalo das refeições.
Uma alimentação diversificada e saudável começa aqui. Bom apetite!


Deixar um comentário Cancelar comentário