Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
Quando é que o bebé pode ir à rua pela primeira vez?

Quando é que o bebé pode ir à rua pela primeira vez?

A saída da maternidade é um momento especial. É a primeira vez que a Pulguinha vai ‘meter o pé’ na rua e começar a ter contacto com o mundo, pelo menos no caminho até ao carro. Neste breve percurso a Pulguinha vai protegida com touca ou gorro, protegida pela sua família e embrulhada no seu ovinho no caminho até casa.

 

Uma vez chegada a casa, as próximas saídas marcadas serão as do pediatra e as das vacinas no Centro de Saúde. Aqui encontra o calendário recomendado de vacinação da Pulguinha pelo Serviço Nacional de saúde para 2017. E, à parte destas saídas, muitos pais perguntam-se: em que altura é que os passeios e as idas à rua podem começar a acontecer normalmente?

 

A resposta vai variar de Pulguinha para Pulguinha, vai depender de vontade, emergências e necessidades e vai depender até do estado do tempo. Ninguém melhor que o seu pediatra para aconselhar sobre a melhor altura para começar a levar o seu bebé a passear.

 

A recomendação de alguns pediatras é que os primeiros passeios e saídas maiores se façam depois do terceiro mês. Nesta altura além da proteção que amamentar oferece, a Pulguinha já tem as suas vacinas tomadas. Até lá a Pulguinha é demasiado frágil e pequena e qualquer contacto com outras pessoas e ambientes pode ser causa de infeções desnecessárias. No meio de uma multidão é impossível garantir que pessoas com patologias ativas se mantenham afastadas e podem acabar por contaminar o bebé com tosse ou espirros.

 

O sistema imunológico sensível não consegue defender-se de todas as potenciais ‘ameaças’ de um ambiente com estranhos ou com mudanças de temperatura. Depois das primeiras semanas resguardado em casa e com os benefícios do leite materno, o bebé ganha defesas que permitem começar a sair por breves momentos, preferencialmente em caminhadas.

 

Nos dias amenos de sol em que não esteja nem demasiado calor, nem demasiado frio, um passeio no abraço do Sling Wrap pode ser uma forma segura e resguardada de descobrir um bocadinho mais da rua onde mora ou do parque mais próximo. Ainda assim importa ter alguns cuidados com ‘amigos e conhecidos’ que queiram conhecer a Pulguinha. Evite outras pessoas toquem nas mãos (que invariavelmente vão parar à boca) e no rosto do bebé. Importa lembrar que os primeiros passeios, mesmo quando curtos, podem ser muito ‘carregados’. Aqui encontra a nossa lista de artigos que devem seguir na mala de passeio da Pulguinha.

 

As viagens maiores que impliquem viajar de carro durante mais tempo devem ser feitas com paragens regulares em que possa retirar o bebé da cadeirinha/ ovo. Ao longo do caminho lembre-se sempre de confirmar que o bebé bebe o suficiente e se mantém hidratado, com a fralda seca e que está sentado reclinado numa posição correta e segura. Confirme com o seu médico pediatra antes de realizar viagens maiores.

 

 

Deixar um comentário