A Importância do Amor
A Importância do Amor é o tema trazido à conferencia Nascer em Amor pelo aclamado pediatra João Gomes-Pedro – Fundação Brazelton/Gomes-Pedro - professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e ex-diretor do Departamento da Criança e da Família do Hospital de Santa Maria. A Pulguinhas, parceira desta iniciativa, aproveitou para falar um bocadinho sobre este tema que nos é tão querido.
O que é o amor?
Amor é uma configuração simbólica não obstante a evidência de se representar objectivamente nos sistemas biológicos de cada pessoa, bem como nas várias dimensões do aparelho psíquico designadamente no cérebro límbico. O Amor nasce e cresce à medida que se vai estruturando um vínculo com alguém que nos é significativo.
Colo, atenção, mimos... são estas as formas de mostrar esse amor ou há mais?
O alimento da alma é o Amor e se é que há listas de representações afectivas, o Amor é o que está primeiro. O colo e os mimos num pressuposto de disciplina e de coerência, implicam um investimento na simbologia de uma linguagem não verbal onde se valoriza o gesto, a atitude e a aprendizagem democrática do “dar a vez “. Afinal, o amor “aprende-se “ no brincar.
Qual é o risco para um bebé que cresce sem sentir esse amor?
[Sem amor] não se cresce, não se tem saúde se não se é feliz e este é o recado do Amor.

Saiba mais em: www.nasceremamor.wordpress.com

Deixar um comentário Cancelar comentário