Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
Quais as melhores brincadeiras para estimular o desenvolvimento do meu bebé?   1º TRIMESTRE - Dos zero aos três meses

Quais as melhores brincadeiras para estimular o desenvolvimento do meu bebé? 1º TRIMESTRE - Dos zero aos três meses



Os bebés têm todos ritmos diferentes de desenvolvimento, mas é natural que os pais tentem sempre confirmar se já faz isto ou aquilo, procurem comparar com outros bebés e que fiquem até com alguma ansiedade para garantir que há um bom desenvolvimento da Pulguinha.

Para saber como estimular esse desenvolvimento, com jogos e brincadeiras apropriadas a esta primeira fase, dos zero aos três meses de idade, falámos com Sofia Siquenique, Fisioterapeuta especialista em saúde materno infantil e pediátrica. Não perca as ideias criativas e aproveite para as partilhar também com outros pais ou educadores. Se tiver mais sugestões saiba que são bem-vindas e que podem ajudar outras famílias Pulguinhas.







Qual é a importância da brincadeira para o bebé?

Brincar é essencial na infância e um direito universal das crianças. É através do brincar que a criança se desenvolve a nível motor, cognitivo e emocional, dando ainda oportunidade para que as crianças possam socializar com os seus pares, desenvolver vínculos e expressar os sentimentos, receios e frustrações.
É muito importante que a brincadeira seja adequada a cada fase de desenvolvimento físico e psicológico do bebé para que este possa aproveitar ao máximo e desenvolver as suas habilidades.







E para os pais? Brincar faz bem?

Para os pais, brincar também traz efeitos positivos, sendo a mais importante a interação com o filho, desenvolvendo o vinculo e favorecendo momentos íntimos, especialmente nos primeiros meses de vida.
Brincar com o bebé nos primeiros meses de vida deverá ser muito mais do que um simples jogo. Nos primeiros meses do bebé, brincar deve ter como pilares principais o estabelecimento do vinculo afetivo com os pais/cuidadores e a transmissão de confiança e segurança no mundo fora do útero. Não se preocupem demasiado com o desenvolvimento do vosso bebé, tentando estimulá-lo ao máximo para que este se cresça de acordo com as vossas expectativas. Cada criança tem o seu tempo, cada criança tem o seu ritmo e se relaxarem, aproveitarem os momentos de brincadeiras naturais com o vosso bebé, mostrando-se disponíveis e atentos às suas necessidades e transmitindo-lhe segurança, então o vosso bebé irá descobrir e explorar o Mundo com maior confiança.




Exemplos de brincadeiras para o 1º trimestre


Massagens para bebé

Uma das primeiras atividades de estimulação que poderá fazer com o seu bebé após o nascimento é a massagem. Massajar o seu bebé, para além de ajudar no seu desenvolvimento motor e cognitivo, favorece o estabelecimento do vínculo com os pais, a autoconfiança e segurança. Ajuda ainda no desenvolvimento da autorregulação, diminuição dos níveis de stress e promove o relaxamento, ajudando assim na melhoria do sono e em alguma sintomatologia associada à acumulação das hormonas do stress e à tensão muscular.






Regras da massagem para bebé


Para massajar o seu bebé assegure-se de que ele não está com fome, não tem a fralda suja e não está demasiado cansado. Caso contrário, a massagem não trará benefícios mas, pelo contrário, poderá fazer com que o bebé fique ainda mais irritado. Assim que tiver todas as condições reunidas, poderá massajar o seu bebé usando um óleo vegetal, como por exemplo o azeite. Deixo-vos alguns movimentos de massagem ao bebé que poderão fazer desde o nascimento e nos primeiros meses, sendo que poderão sempre inscrever-se num curso de massagem ao bebé para retirarem o maior partido do toque e do contacto físico com o vosso filho.



Como fazer uma massagem ao bebé

Deite o seu bebé de barriga para cima. Ajoelhe-se do lado esquerdo do bebé, inclinando-se sobre ele para que possa estabelecer contacto visual mais facilmente. Com a sua mão esquerda dê-lhe suporte na cabeça, virando-o ligeiramente para si de forma que consiga colocar a sua mão direita na zona inferior das costas. Com toda a mão (e não apenas os dedos), acaricie suavemente as costas do bebé desde a base da coluna até ao pescoço. Faça isso durante um minuto.

Depois, use um movimento circular para massajar suavemente na parte superior das costas do bebé, na região das omoplatas. Leve então a sua mão em direção à base da coluna. Repita este movimento durante cerca de um minuto.

Depois, lentamente leve a sua mão até ao braço do bebé, onde pode continuar a massajar suavemente o ombro e descer até à mão. Use a sua mão toda e não apenas os dedos, “abraçando” todo o braço do bebé. Repita este movimento durante mais um minuto.

Passando para a perna do bebé, comece a massajar a anca e continue a acariciar toda a perna, “abraçando-a” com a sua mão até ao pé. Termine o movimento na planta do pé, segurando toda a perna e mantendo-a esticada, sem exercer demasiada força. Ainda com a perna esticada e na sua mão, faça um pequeno e suave “shake”, como se estivesse a tremer. Isso vai ajudar o bebé a relaxar. Continue durante um minuto e depois repita a massagem dos braços e pernas no outro lado.

Pode repetir mais 3 vezes em cada lado, dependendo da disponibilidade manifestada pelo bebé. É muito importante que saiba ler os sinais que o seu bebé lhe dá para depois adequar as suas respostas.



2) Dançar com o bebé





Outra brincadeira que pode fazer com o seu bebé neste primeiro trimestre é dançar! Pois é, dançar com o bebé no colo é uma ótima brincadeira nesta fase pelo facto de promover o contacto físico entre os pais e o bebé, dando-lhe o colo que ele tanto precisa, ao mesmo tempo que ajuda no desenvolvimento neuromotor. A favor desta atividade estão também os benefícios para a mãe, uma vez que ajuda no relaxamento e até na recuperação pós-parto.

Meta uma música calma e vá balançando com o bebé no colo, abraçando-o e tentando seguir o ritmo da música. Uma das melhores formas de dançar com o seu bebé e tê-lo juntinho a si, numa posição confortável e ergonómica, mantendo as mãos livres para o acariciar. Isto é possível com ajuda de slings como o Sling Wrap da Pulguinhas, que permite que carregue o seu bebé junto ao peito, numa posição de grande segurança. A posição que o bebé adota no Sling Wrap é uma posição semelhante à que adotou no útero, sendo muito relaxante e reconfortante para ele no primeiro trimestre de vida que normalmente é denominado de exterogestação (gestação fora do útero).


3) Brincar com as mãos do bebé




Outra das brincadeiras que poderá fazer com o seu bebé nos primeiros meses é usar as mãos dele para o estimular. De barriga para cima, a posição mais segura para o bebé nos primeiros meses, pode brincar com as mãos do bebé, levando-as até ao peito, ou à cara (fazendo festinhas por exemplo) e batendo palminhas até conseguir a sua atenção. Deverá sempre tentar manter o contacto visual próximo com o bebé, estimulando também o desenvolvimento da visão, ao mesmo tempo que fala com ele. Por volta dos 2/3 meses, o bebé começará a brincar sozinho com as mãos, levando-as à boca e observando os seus movimentos. As mãos serão o seu primeiro brinquedo e esta fase será muito importante para o seu desenvolvimento.






4) Tummy time do bebé

Mudando de postura, a próxima brincadeira é sem dúvida muito importante e rica no que respeita à estimulação do bebé e ao seu desenvolvimento. A posição de barriga para baixo é bastante defendida pelos especialistas em pediatria, desde os primeiros dias do bebé, pelos seus inúmeros benefícios conhecidos. De tal forma que se recomenda que os bebés tenham o seu momento diário de brincadeira nesta posição, sempre com vigilância e intervenção dos pais, através do contacto visual e verbal. Este tempo é denominado internacionalmente de Tummy Time.







Mesmo antes de o bebé ter controlo da cabeça, este pode ser colocado nesta posição alguns minutos, sempre na presença e vigilância de um cuidador. Normalmente os bebés costumam gostar desta posição mas deve sempre ter-se em atenção a reação da criança e se está confortável. Esta posição, como disse anteriormente, é muito importante pois favorece o fortalecimento da musculatura do pescoço e tronco, ajudando no controlo da cabeça, melhora ainda a força nos braços e ombros e previne deformidades no crânio como a plagiocefalia. A posição de barriga para baixo permite ainda ao bebé ver o Mundo de outra perspetiva e descobrir novas coisas, contribuindo bastante para o seu desenvolvimento cognitivo. Por fim, esta posição pode ainda ajudar os bebés que sofrem de cólicas, uma vez que ajuda na estimulação do funcionamento do intestino.

Aproveite que o bebé nesta posição tem outra liberdade de movimentos e outra visão do espaço para brincar com ele, colocando-se de frente e falando-lhe de perto, acenando-lhe com alguns brinquedos coloridos e com som que despertem a sua atenção. Tente sempre esperar pela resposta do bebé à sua brincadeira e dê-lhe tempo para que possa manifestar-se.
 A almofada de amamentação Pulguinhas pode ser uma boa aliada do tummy time, sobretudo quando os músculos do pescoço têm já alguma autonomia.

Que brincadeiras costuma fazer com a sua Pulguinha? Partilhe connosco mais ideias e sugestões para bebés curiosos, saudáveis e felizes.


Sofia Siquenique, mãe de duas meninas, Fisioterapeuta, Mestre em condições músculo-esqueléticas, especialista em saúde materno-infantil.
Formação em fisioterapia pediátrica e sono infantil.
Instrutora certificada internacionalmente em massagem infantil de desenvolvimento.

Contactos:

email: fisiocanguru@gmail.com
Facebook: https://m.facebook.com/cangurumaternoinfantil/
Instagram: @fisiocanguru_sofiasiquenique

Locais:
Clínica MarCar Saúde
E. Florbela Espanca, 17
7150-150 Borba


Calipoclinica, Serviços de Saúde
Avenida Dr. Jeremias Toscano, Lote A3 R/C, 7160-284 Vila Viçosa




Referências Bibliográficas:

Hewitt, L, et all. (2020). Tummy Time and Infant Health Outcomes: A Systematic Review;  Pediatrics. 145(6)

Dudek-Shriber L e Zelazny S. (2007). The effects of prone positioning on the quality and acquisition of developmental milestones in four-month-old
infants. Pediatric Physical Therapy.  19 (1): 48-55.

Bennett C, Underdown A e Barlow J (2013) Massage for promoting mental and physical health in typically developing infants under the age of six months. Cochrane Database Syst Rev 4.

Fujita M, et all. (2006) Effect of massaging babies on mothers: Pilot study on the changes in mood states and salivary cortisol level. Complement Ther Clin Pract 12(3): 181–5

Field, T. (2919). Pediatric Massage Therapy Research: A Narrative Review. Children. 6(6).

Zentner, M. e Eerola, T. (2010). Rhythmic engagement with music in infancy. Proceedings of the National Academy of Sciences. 15.

Walker, P. (2019). Baby Massage. London. Hamlyn.

Deixar um comentário