Pulguinhas

Novos produtos

Novos produtos
Todos os novos produtos
Quanto tempo pode o bebé ficar no Sling?

Quanto tempo pode o bebé ficar no Sling?

O uso do Sling é uma prática comum em cada vez mais famílias, por todo o mundo e também em Portugal. O Sling é um colo que simplifica a maternidade, que promove o vínculo entre o bebé e os seus pais/ cuidadores, que proporciona conforto e que permite que os cuidadores realizem atividades do dia a dia com as mãos livres.

Saber por quanto tempo um bebé pode ficar no Sling e ajustar também este tempo de acordo com os tipos de Slings disponíveis é crucial para a segurança e para o bem-estar tanto do bebé quanto da mãe ou pai. Vou dar-te uma ideia da duração recomendada para o uso de Slings, discutir os vários tipos de Slings oferecidos pela Pulguinhas e explicar-te como as necessidades de tempo de uso mudam à medida que o bebé cresce.

Vem comigo.

Duração recomendada para o uso de Sling/ dia

A quantidade de tempo que um bebé pode ficar com segurança e conforto num Sling depende de vários fatores, incluindo o desenvolvimento físico e o tipo de Sling utilizado. Não há bebés iguais, não há famílias iguais por isso, o limite vai ser sempre a tua vontade e o conforto, a felicidade e a necessidade de colo do teu bebé e isto é o ponto fundamental. Ou seja: não há limite de tempo para mimar o teu bebé, logo não há limite de tempo para teres o teu bebé ao colo e claro que com a ajuda de um sling esta necessidade do teu bebé em ter o teu colo será MUIIIIIITTTO mais fácil e confortável para ambos.

Há dias em que o teu bebé vai solicitar mais o colo e também vai haver dias em que estará mais disponível para ficar ao pé de ti deitado, no berço, ou na espreguiçadeira, ou na almofada de amamentação ou até mesmo no chão (dependendo da idade).

Mas para ficares com uma ideia do que habitualmente acontece nas rotinas de milhares de famílias Pulguinhas e do que aconteceu comigo e com os meus 4 Pulgas, aqui estão algumas diretrizes gerais:

Recém-nascidos (0-3 meses):

 

Duração: 3 horas ou mais de cada vez. Várias vezes ao dia. 

Mas, claro, se quiseres, se o teu bebé pedir e se te sentires confortável, podes dar colo com o Sling o tempo todo em que estás acordada. 

Razão: Os recém-nascidos precisam imenso de colo, de toque e de proximidade. Com o Sling podes adormecer, amamentar e brincar com o teu bebé. Uma das muitas vantagens de manteres a tua Pulguinha à distância de um beijinho é precisamente a rapidez com que consegues ler as necessidades do teu bebé e agir imediatamente sem que o teu bebé necessite de chorar para chamar a tua atenção. Para além disso, quando está ao teu colo é mais fácil controlares em permanência o bem-estar do teu bebé. Podes saber todos os outros benefícios do babywearing no seguinte link

Lactentes (3-6 meses):

 

Duração: 3 horas ou mais de cada vez. Várias vezes ao dia.

Razão: Com o tempo os bebés vão começar a precisar de balançar o tempo de Sling com tempo de chão. A posição ergonómica do Sling é o lugar ideal para corrigir e melhorar a postura e vai dar-te o equilíbrio com o floor-time e a exploração. Por isso usa o sling para as sestas se o teu bebé dormir melhor ao colo, nos passeios ou nas tarefas diárias em que o teu bebé solicita o aconchego. Sempre que fizer sentido vai intercalando o colo com o apoio da almofada de amamentação e brinca com o teu bebé no chão enquanto explora brinquedos ou o espaço envolvente.

Bebés mais velhos (6+ meses):

 

Duração: 2 horas ou mais de cada vez.

Razão: Os bebés mais velhos têm melhor controle muscular e podem sentar-se durante mais tempo (com apoio ou sem apoio dependendo da idade). Eles gostam de estar próximos do cuidador, mas precisam de pausas para se mover e esticar, explorar o que os rodeia. Com modelos de Sling mais lateralizados vais poder oferecer ao teu bebé um maior ângulo de visão, mais estimulação, ou seja, maior oportunidade de aprendizagem ao mesmo tempo que permites que se sinta sempre acompanhado. Contudo, estes modelos de Slings ex.: Argolas, Pouch ou Wrap transformado no modelo Argolas), a distribuição do peso é feita de forma assimétrica e, por este motivo, não se torna tão confortável em colos demorados ou com longa duração. Vai controlando o teu bem-estar e o bem-estar do teu bebé, ele vai dar a perceber, cada vez melhor, se quer mais ou menos colo e quando. 

Tipos de Slings da Pulguinhas

Com base nos anos de experiência e no contacto com milhares de famílias, criei uma variedade de Slings projetados para dar resposta a diferentes necessidades e preferências. Compreender cada tipo de modelo vai ajudar-te a escolher o melhor para o teu bebé e é isso mesmo que encontras no Guia gratuito que preparei para ti. Se quiseres ter acesso ao guia gratuito comenta este post 

Agora fica a conhecer o tempo que considero recomendado para cada tipo de Sling:

  1. Sling Pouch ou Sling de Argolas:

Vantagens: Fácil de usar, não precisa de amarrações, para um colo hop-on hop-off.

Melhor para: Viagens e passeios curtos, colos práticos em casa, idas à rua e todos os colos rápidos. 

                     Sling pouch: Ideal para bebés mais velhos que conseguem sentar sem apoio 

                     Sling Argolas: ideal a partir do nascimento uma vez que é um modelo ajustável ao tamanho e peso do bebé

  1. Sling Wrap, Sling Quick Wrap e Sling Meh Dai:

Vantagens: Apoio bilateral, ajustáveis permitindo uma distribuição do peso simétrica. Como estes são colos ajustáveis ao portador e ao próprio bebé tornam-se super confortáveis para usar durante várias horas seguidas.

Melhor para: Colos mais demorados e passeios sem pressa, mas também para colos duradouros em casa e enquanto fazes as tarefas que queres ou precisas. Estes modelos permitem dar colo, dar de mamar, entre dezenas de outras coisas que podes fazer com o Sling. 

Nesta lista reuni mais de 95 coisas que podes fazer com o Sling. Não percas! 

Sling Wrap, Sling Quick Wrap: colo ideal para recém-nascidos e lactentes pequenos e até aos 10 / 12 kg devido à especificidade do material ajustável e flexível que se adapta muito bem ao corpo de um bebé muito pequenino, respeitando a postura hipotónica e a estruturas ainda frágeis. 

Sling Meh Dai: Ideal a partir dos 2 / 3 meses ainda que possas usar em bebés recém-nascidos desde que faças o ajuste do painel na altura e largura em função do tamanho da tua Pulguinha. 

Com um design que combina características dos Sling tipo wrap /quick wrap com as vantagens das mochilas porta-bebés, o Sling Meh Dai apresenta um painel central estruturado e faixas ajustáveis que são amarradas à cintura e nos ombros do cuidador. Além disso, a parte onde o bebé é acomodado possui reforço na zona do pescoço e do rabinho. 

São estas características que proporcionam um suporte estável e seguro para o bebé, mantendo uma posição ergonómica até aos 20 kg.

Com o passar dos meses, mudam também as necessidades de colo do bebé

À medida que o teu bebé cresce, as suas necessidades e os seus hábitos de uso de Sling vão também evoluir. Se nos primeiros 3 meses em casa o Sling Casulo é essencial (sabe mais sobre este modelo que não é um porta-bebés aqui), dos 0 aos 4 anos vais ter um bebé que evolui e o tipo de colo de que precisa vai evoluir com ele. Digo-te agora como podes adaptar o colo às diferentes etapas de desenvolvimento do teu bebé:

 

Quanto tempo pode um bebé recém-nascido ficar no Sling

Os bebés recém-nascidos são os que mais precisam deste aconchego. Podem ficar horas durante o dia e também durante a noite (desde que tu estejas acordada). No Sling vai ser mais fácil adormecer e passar depois o bebé para a sua alcofa ou berço. O que precisas:

  • Foco no aconchego: Assegura-te de que tens sempre um excelente suporte para a cabeça, pescoço, coluna e bacia. Vais precisar de fazer pausas frequentes no teu colo para trocar a fralda, mas podes retomar logo de seguida. Quando mais pele a pele, mais sente o bater do teu coração, a tua respiração e o balanço do teu passo, mais feliz se vai sentir o teu bebé e estás a contribuir ativamente para o seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo também.
  • Escolha do Sling: Wraps e Argolas são das melhores opções. Podes ver mais sobre estes modelos aqui:

Sling Wrap

Sling Quick Wrap

Sling Argolas

Quanto tempo pode um bebé lactente ficar no Sling

Até aos 6 meses a OMS recomenda a amamentação em exclusivo, isto significa que é o único alimento do bebé. Por isso, o leite materno é o que alimenta mas também o que hidrata. É bom garantir que o bebé tem sempre maminha a pedido e nada mais fácil do que ter o bebé no Sling para o conseguir. Dar de mamar no Sling é excelente pela simplicidade, mas também porque podes fazê-lo sentada ou em pé, estejas onde estiveres.

Foco na amamentação: Quando o bebé é alimentado com maminha tem menor ingestão de ar do que quando bebe biberão, por isso a necessidade de arrotar será menor. Ainda assim, é sempre vantajoso o uso do Sling após amamentar já que a sua posição vertical vai reduzir o refluxo (e também as cólicas). Qualquer necessidade de arrotar já tem o bebé na posição ideal para evitar que venha a bolsar o leite. 

Escolha do Sling: Todos os modelos de Sling Pulguinhas são excelentes opções para suporte e conforto durante a amamentação.

clica nos seguintes links para acederes ao vídeo de como dar de mamar nos diferentes modelos de slings:

amamentar nos slings Wrap e Quick Wrap: 

amamentar no sling argolas

amamentar no meh dai: 

amamentar no sling Pouch: 

Quanto tempo pode um bebé de 1 ou 2 anos ficar no Sling

Foco na cumplicidade: Ao crescer, as Pulguinhas tornam-se mais curiosas e explorar o mundo é fundamental para que cresçam em equilíbrio. No Sling podes ajudar o teu bebé a descobrir o mundo em segurança. Seja na ida ao mercado, ao pediatra ou a partilhar contigo algumas tarefas do dia, o teu bebé vai estar resguardado e, ao mesmo tempo, a interagir com o mundo.

Escolha do Sling: Bebés mais crescidos vão querer ver mais mundo e isso é bom, é sinal de inteligência e a curiosidade deve ser estimulada. Os colos mais laterais como os do Sling Pouch ou Sling Argolas são excelentes opções para estes momentos.

Podes ver mais sobre estes modelos aqui:

 Sling Pouch

 Sling Argolas

 

 

Quanto tempo pode um bebé com mais de 2 anos ficar no Sling

Foco no lado prático: Os Slings são peças que continuam a ser úteis depois dos 2 anos e até aos 4 anos ou 20kg da tua Pulguinha. Na maioria dos casos passam a ser peças de passeio. São sobretudo utilizados e, férias, passeios de cidade, viagens de avião e em aeroportos, idas à praia… Isto porque no Sling o teu bebé está sempre vigiado, protegido e as tuas mãos estão livres para carregar malas ou o que for preciso.

Escolha do Sling: Colos laterais ou de cavalitas são os preferidos para crianças mais crescidas. Conta com o Sling Pouch ou Sling Argolas para estes colos cheios de aventura e diversão. 

Se tencionas fazer um passeio ou caminha então optar pelo Sling Meh Daie utiliza a amarração para dar colo nas costas

Desta forma, o bebé não interfere com o teu campo de visão e garantes um passeio super confortável e muito divertido para a tua Pulguinha.

O uso de Slings é uma prática maravilhosa que beneficia tanto o bebé quanto a mãe/ pai ou cuidador. Compreendendo a duração recomendada para o uso de Slings e escolhendo o modelo certo de Sling, vais garantir uma experiência segura e confortável para ti e para a tua Pulguinha. 

Vai prestando sempre atenção aos sinais do teu bebé e ajusta os tempos e métodos de carregamento para que esta seja sempre a experiência cúmplice e feliz que deve ser. 

Não deixes de ver todas as recomendações para o uso correto dos Slings aqui  e envia-me uma mensagem  ou um email para tirar qualquer dúvida!

Agora partilha em comentário o que achaste deste artigo, diz-me se já usas um sling no teu dia a dia e partilha com outras mães que também vão gostar de ter acesso a esta informação.

Deixar um comentário